Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? Mapa com Brasil no centro do mundo volta a ser vendido

Compartilhe esta notícia:

Segundo o IBGE, o mapa é uma “oportunidade de mostrar uma forma singular do País ser visto”.

Foto: Divulgação/IBGE
Segundo o IBGE, o mapa é uma “oportunidade de mostrar uma forma singular do País ser visto”. (Foto: Divulgação/IBGE)

As vendas do novo mapa múndi do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem o Brasil no centro do mundo, foram retomadas na tarde dessa terça-feira (16), após o item constar brevemente como “esgotado” na loja virtual da instituição. Segundo o IBGE, o lançamento foi um “grande sucesso”.

O mapa-múndi tem a marcação dos países que compõem o G20 e dos que possuem representação diplomática brasileira, além de algumas informações básicas sobre o Brasil, como população, área, entre outros dados. O mapa estará disponível para venda no formato A3 (42,0 x 29,7cm), pelo valor de R$ 10, acrescido do custo do frete.

“Para atender a essa demanda, o IBGE decidiu comercializar o mapa-múndi por meio de sua loja virtual”, diz o instituto.

De acordo com o IBGE, o mapa é uma “oportunidade de mostrar uma forma singular do País ser visto em relação a esse grupo de países e ao restante do mundo”. O Rio de Janeiro vai sediar em novembro de 2024 a cúpula dos chefes de Estado do G20.

Na sua representação mais clássica, o mapa-múndi o Brasil costuma aparecer do lado esquerdo do mapa e a Europa é colocada como o centro. Os mapas tradicionais costumam usar o meridiano de Greenwich que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente.

O mapa faz parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, tradicionalmente produzido pelo IBGE e referência para o público estudantil, que também foi lançado na terça-feira, na Casa de Cultura Laura Alvim, sede da Casa G20. A publicação trouxe indicadores selecionados para os países do G20, dentre eles o Brasil

“Como um símbolo da imagem de um país, cabe ao IBGE apresentar às autoridades que representam o Brasil esse novo mapa, essa nova publicação”, destacou o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, em publicação no X (antigo Twitter).

O mapa-múndi também foi entregue ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, ao senador Randolfe Rodrigues, ao secretário de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Ministros e parlamentares também receberam o mapa das mãos de Marcio Pochmann, durante esta semana, em visita ao Congresso Nacional.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Com 33 vezes mais massa que o Sol, maior buraco negro estelar da Via Láctea é encontrado “por acaso”
Marinha do Brasil vigia o mar para Madonna
https://www.osul.com.br/mapa-com-brasil-no-centro-do-mundo-volta-a-ser-vendido/ Mapa com Brasil no centro do mundo volta a ser vendido 2024-04-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar