Sábado, 17 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de outubro de 2022
Espetáculo traz clássicos com releituras e músicas natalinas autorais
Foto: DivulgaçãoO violonista Marcello Caminha, um dos grandes nomes do violão no País, volta a Gramado, na Serra Gaúcha, para gravar o DVD Natal em Cordas no dia 1º de novembro na Rua Coberta a partir das 19h com entrada franca.
Acompanhado de Caio Maurente no baixo, Rhuan de Moura na bateria e Matheus Kleber no piano, com as participações especiais de Marcello Caminha Filho, Fábio Costa e Beatriz Barbier na harpa, Marcello trará um repertório recheado de clássicos com releituras e músicas natalinas autorais.
Este é o terceiro trabalho de Marcello voltado às canções natalinas. O primeiro foi em 1999 e o segundo em 2011 que lhe rendeu inclusive indicação ao Prêmio Açorianos de Música na categoria melhor instrumentista. No entanto, é o primeiro DVD do artista com a temática.
“O desafio de buscar trazer para a minha regionalidade, dentro dos arranjos já existentes das músicas natalinas, começa justamente em 1999. Desde então passei a tocar estas músicas em ritmos como chamames, guarânias, milongas e em 2009 lançamos o espetáculo Natal em Cordas somente com instrumentos de cordas, especificamente o violão, e convidados. Com o passar dos anos o projeto agregou outros instrumentos e inclusive com a participação do cantor Pepeu Gonçalves. Agora retomamos a ideia original com um show instrumental”, conta Marcello.
Ao longo do show ele apresenta duas composições suas e uma de Beatriz Barbier, além de 12 oriundas dos dois CDs já gravados pelo artista. Sobre compor músicas natalinas o violonista conta que o “desafio é passar ao público a tonalidade mais terna, introspectiva, parecida com a própria harpa que é uma inspiração para isto”.
A gravação do DVD Natal em Cordas está dentro do projeto que contempla ainda show a ser realizado em Guaíba, como contrapartida social à comunidade no dia 1º de dezembro. Além da apresentação na cidade, o projeto irá levar ao público escolar municipal duas oficinas com o biólogo Felipe Schenkel e com o músico Marco Araújo pelo período da tarde.
Voltar Todas de Dicas de O Sul