Sexta-feira, 29 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Marinha da Indonésia detecta “objeto flutuante” ao buscar submarino desaparecido

Compartilhe esta notícia:

A Marinha da Indonésia corre contra o tempo para localizar um submarino desaparecido com 53 pessoas a bordo. (Foto: Reprodução)

A Marinha da Indonésia, que corre contra o tempo para localizar um submarino desaparecido com 53 pessoas a bordo, informou nesta sexta-feira (23) que detectou um “objeto flutuante” no local das buscas. Não foi confirmado se o objeto pertence à embarcação.

O KRI Nanggala-402 perdeu contato com a Marinha indonésia na quarta-feira, enquanto realizava exercícios militares ao norte da ilha de Bali. O desaparecimento ocorreu após o submarino receber autorização para submergir. Desde então deixou de responder aos sinais.

Na quinta-feira (22) à noite, a Marinha havia anunciado que detectou um “objeto” não identificado fortemente magnético entre 50 e 100 metros de profundidade.

Vários navios de guerra com sonares foram enviados ao local, e diversos países auxiliam nas buscas.

Hipótese de queda de energia

A Marinha da Indonésia trabalha com a hipótese de uma queda de energia, que deixou o submarino fora de controle e impediu o lançamento de medidas emergenciais.

“As reservas de oxigênio do submarino durante uma queda de energia são de 72 horas”, afirmou à imprensa o comandante do Estado-Maior da Marinha indonésia, Yudo Margono.

Submarino pode ter se partido

Uma camada de óleo foi detectada ao norte da ilha de Bali, onde o submarino submergiu, o que gerou temores de que o KRI Nanggala-402 possa ter se partido.

As autoridades militares anunciaram em um primeiro momento que o submarino poderia ter descido a uma profundidade de 700 metros, muito maior do que aquela para a qual foi projetado (250 metros).

Analistas alertam para o risco de o submarino ter se partido caso tenha afundado a essa profundidade.

Antoine Beausssant, vice-almirante francês, afirmou à agência de notícias France Presse que os submarinos têm “um coeficiente de segurança”. “Se ele afundou a 700 metros, há uma boa chance de que tenha se partido”.

Dificuldade de resgate

Frank Owen, diretor do Australian Submarine Institute, mostrou-se pessimista sobre as chances de resgate. “Se o submarino estiver no fundo do mar e a profundidade for grande, poucos são os meios de tirar a tripulação de lá”.

Especialista em assuntos navais e pesquisador na Escola de Estudos Internacionais S. Rajratnam de Singapura, Collin Koh diz que, se houve grandes danos à embarcação, tanques de reservas de oxigênio também podem ter sido afetados, “o que reduziria ainda mais o nível de oxigênio”.

O submarino KRI Nanggala-402 pesa 1.395 toneladas e foi construído na Alemanha em 1977. Ele foi incorporado à frota indonésia em 1981 e passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul que foi concluída em 2012.

A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, formado por mais de 17 mil ilhas. Bali é uma ilha e província do país, entre as ilhas de Java (a oeste) e Lombok (a leste). As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Mãe do menino Henry alega que era dopada e coagida
Empresa aérea de Portugal terá que indenizar brasileiro por subir preço de passagem na pandemia
Pode te interessar