Terça-feira, 28 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Matrículas nas escolas estaduais do RS devem ser feitas até domingo

Compartilhe esta notícia:

Prazo vale também para quem já é aluno da rede. (Foto: Jürgen Maryhofer/Arquivo Secom-RS)

Termina no próximo domingo (2) o período de matrículas para as escolas estaduais do Rio Grande do Sul no ano letivo de 2026. Para todas as diferentes modalidades de ensino oferecidas nos 2.320 estabelecimentos da rede, o procedimento é realizado exclusivamente pelo portal escola.rs.gov.br e tem a mesma data-limite para quem já é aluno.

A manifestação de interesse é dividida em etapas. Na inscrição, os pais, responsáveis legais (ou os próprios candidatos, quando maiores de idade) devem acessar o site e preencher a ficha, tendo em mãos o CPF do estudante. Nessa fase, é possível indicar até quatro opções de escolas, por ordem de preferência.

É considerada apenas uma inscrição por CPF do estudante: em caso de mais de um registro, é válido o primeiro cadastro. Ao final da solicitação, o sistema emite um número de protocolo, que será necessário para consultas e posterior confirmação da matrícula, de 8 a 19 de dezembro, presencialmente na escola designada.

A consulta ao resultado pode ser feita a partir de 8 de dezembro no mesmo endereço online. Para garantir a vaga, a confirmação da matrícula é feita obrigatoriamente de forma presencial na escola designada, entre os dias 8 e 19 de dezembro. O não comparecimento à escola acarretará a perda da vaga.

No momento da matrícula, será necessário apresentar documentos como CPF e certidão de nascimento ou identidade do estudante, documentos do responsável e um comprovante de residência, preferencialmente a fatura de energia elétrica.

Modalidades

– Ensino Fundamental.
– Ensino Médio, com opção de ensino regular, ensino em tempo integral e ensino integrado (profissional).
– Educação Profissional e Técnica, por meio das ofertas de Concomitante, Subsequente, Curso Normal, Curso Normal Aproveitamento de Estudos e Educação de Jovens e Adultos (EJA, antigamente denominada “ensino supletivo”).

Para os interessados em cursos técnicos (integrado, subsequente e concomitante) e no Curso Normal e Curso Normal Aproveitamento de Estudos, o período de inscrição também é o mesmo.

No entanto, os critérios de ingresso para essas modalidades seguem os regimentos de cada escola, podendo incluir sorteios ou provas. O sorteio para estes cursos está agendado para o dia 14 de novembro de 2025.

Tempo Integral

Em 2026, a rede estadual passará a contar com 515 instituições de ensino oferecedendo a modalidade “tempo integral”. O número inclui 438 com Ensino Médio e 202 com Ensino Fundamental. No primeiro caso, os estudantes também têm acesso a Educação Profissional – cursos técnicos em paralelo às aulas do currículo básico.

Além da carga horária estendida, o Ensino Médio de Tempo Integral tem como foco a perspectiva do projeto de vida de cada aluno, oferecendo novas disciplinas, maior foco no protagonismo juvenil, clubes, itinerários de acordo com o interesse dos jovens, além de quatro refeições por dia.

Junto com os kits de uniformes escolares, o benefício do Programa Todo Jovem na Escola é maior nessa modalidade. Os estudantes dessas escolas podem receber a bolsa mensal de R$ 225, desde que se enquadrem nos critérios do programa, que abrange jovens em situação de vulnerabilidade social.

Sistema de cotas

Pela primeira vez, as ações afirmativas serão aplicadas no início do ano letivo nas escolas técnicas da Rede Estadual. Os cursos subsequentes e concomitantes, que são gratuitos, possuem vagas reservadas para pessoas negras, pessoas indígenas e pessoas com deficiência.

Quem se inscreveu pelo sistema de cotas precisa ficar atentos à entrega de documentação e às bancas de heteroidentificação que irão aferir a sua autodeclaração, antes do período de matrículas, entre os dias 1º e 3 de dezembro.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Rua do bairro Bela Vista, em Porto Alegre, tem mudança no trânsito a partir desta terça-feira
Lançado há pouco mais de um mês, programa “Sus Gaúcho” já funciona na prática, garante o governo do RS
https://www.osul.com.br/matriculas-nas-escolas-estaduais-do-rs-devem-ser-feitas-ate-o-proximo-domingo/ Matrículas nas escolas estaduais do RS devem ser feitas até domingo 2025-10-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar