Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Variedades Mau uso do travesseiro pode causar rugas; entenda e saiba como evitar

Compartilhe esta notícia:

Médicos explicam que “sono da beleza” existe e depende de uma série de fatores. (Foto: Reprodução)

O travesseiro pode ser aliado ou rival ao “sono da beleza”. Isso porque dormir apenas virado para um mesmo lado pode formar rugas estáticas devido à pressão e atrito causado pelo contato do rosto com o tecido, segundo a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

“Dessa forma, acabamos envelhecendo mais assimetricamente, com demarcações mais profundas dos sulcos, das linhas e das rugas. Para quem tem dificuldade em se manter de barriga para cima enquanto dorme, é interessante, por exemplo, trocar fronhas de algodão por fronhas de cetim ou seda, que não tracionam a pele. Existem ainda travesseiros, como os de pescoço, desenvolvidos para reduzir o contato facial”, destaca a médica.

Relação entre qualidade do sono e beleza

Dormir mal de maneira recorrente pode trazer consequências à pele, segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff. A especialista explica a relação entre a má qualidade do sono e a aparência e a saúde do tecido cutâneo.

“É durante o sono que ocorre o relaxamento muscular, que evita as rugas de expressão pela mímica facial durante o dia. Além disso, há a liberação de substâncias como o hormônio do crescimento (GH), que é responsável pelo desenvolvimento e renovação celular, inclusive das células de colágeno, que são fundamentais para a firmeza e viço da pele”, ressalta.

Dormir mal causa estresse, cravos e espinhas

A dermatologista diz, ainda, que noites mal dormidas podem aumentar a liberação de cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

“Consequentemente, há um aumento de radicais livres, oxidação das células da pele e aceleração do processo de envelhecimento cutâneo. O cortisol também estimula hormônios que favorecem a produção de oleosidade, com entupimento dos poros e surgimento de cravos e espinhas. E o estresse ainda está associado à baixa imunidade e excesso de queratina, que contribuem com a proliferação de bactérias relacionadas à acne”, acrescenta.

A qualidade do seu sono afeta sua saúde

É importante ressaltar que a qualidade do sono também afeta a saúde. Quando você dorme pouco, seu organismo fica mais vulnerável a infecções, pois seu corpo não tem tempo suficiente para se recuperar e suas defesas ficam baixas. A falta de sono também pode ser um dos motivos pelo qual você está engordando. Estudos já identificaram que dormir pouco prejudica a queima de gordura. Porém, além disso, os níveis de açúcar no sangue se desregulam e levam o corpo a produzir menos lepitina, um hormônio que desacelera o apetite, e mais grelina, que aumenta a fome.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

O que é casamento aberto, que Angélica e Luciano Huck estão pensando em adotar?
De relógio de luxo do Faustão a churrasco com Léo Pereira: veja itens disponíveis em leilão beneficente de Neymar
https://www.osul.com.br/mau-uso-do-travesseiro-pode-causar-rugas-entenda-e-saiba-como-evitar/ Mau uso do travesseiro pode causar rugas; entenda e saiba como evitar 2024-05-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar