Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 27 de dezembro de 2021
O atacante Kylian Mbappé foi eleito o melhor jogador do mundo em 2021 pela Globe Soccer Awards, tradicional premiação que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes. O francês do PSG (Paris Saint-Germain), que foi nono colocado na Bola de Ouro e não está entre os favoritos no The Best, da Fifa, desbancou Lewandowski e Lionel Messi.
Vencedora no evento da revista France Football, a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, levou também o Globe Soccer de melhor jogadora do ano. O prêmio para os atletas existe desde 2011 e é dado pela Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla em inglês) em conjunto com a Associação Europeia de Agentes de Jogadores (EFAA).
“É um grande prazer estar aqui, rodeado de grandes lendas e figuras do futebol. Quero agradecer aos que acreditaram em mim, minha família, os que me ajudaram a melhorar. A minha seleção e o meu clube. Quero escrever a história do futebol e trabalho para isso”, declarou Mbappé, de 23 anos, ao receber o prêmio.
A cerimônia também coroou um brasileiro: Ronaldinho Gaúcho. O ídolo do Barcelona recebeu um prêmio de reconhecimento pela carreira e esteve presente em Dubai para ser agraciado.
Maior vencedor do Globe Soccer, o português Cristiano Ronaldo também foi lembrado. O atacante do Manchester United foi eleito o melhor do mundo pela entidade seis vezes. Em 2021, ele recebeu um prêmio por ser o “maior artilheiro de todos os tempos”, após ter chegado aos 800 gols na carreira. Vale lembrar que CR7 é o segundo da lista em jogos oficiais.
No ano passado, Lewandowski foi eleito o melhor do mundo, mas o português ficou com o prêmio de “melhor do século”.
Confira todos os premiados da noite:
– Melhor jogador do ano: Mbappé (PSG e França)
– Melhor jogadora do ano: Alexia Putellas (Barcelona e Espanha)
– Jogador da torcida: Lewandowski (Bayern de Munique e Polônia)
– Prêmio Maradona (artilheiro do ano): Lewandowski (Bayern de Munique e Polônia)
– Prêmio pela carreira: Ronaldinho Gaúcho
– Melhor técnico do ano: Roberto Mancini (Itália)
– Maior “artilheiro da história”: Cristiano Ronaldo
– Melhor seleção do ano: Itália
– Melhor empresário: Federico Pastorello
– Melhor diretor esportivo: Txiki Begiristain (Manchester City)
– Melhor defensor: Bonucci (Juventus e Itália)
– Melhor goleiro: Donnarumma (Milan/Juventus e Itália)
– Melhor time feminino: Barcelona
– Melhor time masculino: Chelsea