Sábado, 12 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Brasil Média móvel de mortes pela pandemia no Brasil fica abaixo de 2 mil pela primeira vez em 55 dias

Compartilhe esta notícia:

O Brasil completa 111 dias com a média móvel de mortes acima da marca de mil.(Foto: EBC)

O Brasil registrou 2.275 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta terça-feira (10) 425.711 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.980, ficando abaixo da marca de 2 mil pela primeira vez após 55 dias.

Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -17%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes do vírus.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

A última vez em que a média de óbitos ficou abaixo de 2 mil foi em 16 de março. De lá para cá, o indicador que leva sempre em conta a última semana chegou ao pico de 3.125 de média no dia 12 de abril, e desde então vem baixando em ritmo que tem se alternado entre a estabilidade e a queda.

O Brasil completa 111 dias com a média móvel de mortes acima da marca de mil.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 15.285.048 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus, com 71.018 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 60.605 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +6% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade também nos diagnósticos.

Nenhum Estado apresenta tendência de alta nas mortes. Já com tendência de queda aparecem 19 e o Distrito Federal.

Em estabilidade são sete Estados: Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

Dezenove Unidades Federativas e o Distrito Federal apresentam queda: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Tocantins e Distrito Federal.

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás,

Vale ressaltar que há Estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Vacinação

Balanço da vacinação contra o coronavírus desta terça aponta que 36.502.196 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 17,24% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 18.380.678 pessoas (8,68% da população brasileira) em todos os Estados e no Distrito Federal. No total, 54.882.874 doses foram aplicadas em todo o País.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo federal anuncia mais de 900 milhões para combater o coronavírus no País
Brasil recebe mais 628 mil doses da vacina da Pfizer nesta quarta-feira
Deixe seu comentário
Pode te interessar