Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mensagens vazadas constrangem Deltan Dallagnol

Compartilhe esta notícia:

Dallagnol quer reverter advertência que levou do Conselho Nacional do Ministério Público. (Foto: Pedro de Oliveira/ALEP)

Passados dois meses desde que as mensagens vazadas de integrantes da Operação Lava-Jato começaram a ser divulgadas, é possível tirar três conclusões sobre o procurador Deltan Dallagnol, o chefe da força-tarefa à frente da operação em Curitiba.

Nos anos em que o ministro Sérgio Moro foi o juiz responsável pelo caso, o procurador desenvolveu relação de grande proximidade com ele, em que trocaram informações, debateram estratégias e discutiram decisões fora dos autos.

Ficou evidente que Dallagnol lucrou com a fama alcançada, dando palestras sobre corrupção para empresas e associações privadas. Pode ter faturado com elas quantias superiores aos rendimentos que recebe como servidor público.

Surgiram indícios de abuso de poder. As mensagens obtidas pelo site The Intercept expõem diversas situações em que o coordenador da força-tarefa incentiva colegas a investigar ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) sigilosamente, com desprezo aos limites legais.

Caberá ao Judiciário e ao Conselho Nacional do Ministério Público, responsável pela fiscalização do trabalho dos procuradores, examinar as condutas de Dallagnol, determinar o que há de impróprio nelas e decidir se merecem punição. Mas os danos causados pelos vazamentos à credibilidade do procurador são difíceis de reparar, e sua continuidade nas atuais funções parece ter se tornado inviável.

Mesmo que se considere a origem ilícita do material, obtido por jornalistas após a invasão de aparelhos celulares por um hacker, é impossível ignorar o conteúdo dos diálogos e as suspeitas que levantam sobre as ações da Lava-Jato.

Para evitar debater a substância das revelações, Dallagnol tem lançado dúvidas sobre a autenticidade das mensagens e atacado os críticos, que acusa de defender a impunidade de corruptos e poderosos. Trata-se de estratégia diversionista e provavelmente inócua.

Ninguém despreza os resultados da Lava-Jato, mas eles não podem servir de escudo para proteger os participantes da operação e impedir que sejam coibidos abusos como os revelados pelo vazamento. Há certamente uma oportunidade para aperfeiçoar o controle do trabalho dos procuradores, exercido atualmente com tibieza pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Suas normas poderiam impor rigor e transparência a atividades como as palestras de Dallagnol.

Há espaço para que o Congresso e o Supremo reforcem os limites que devem ser respeitados pelos investigadores, sem ignorar a proteção garantida pela Constituição à independência do Ministério Público e de seus membros. As mensagens vazadas oferecem um espelho incômodo para os que participaram de excessos da Lava-Jato. O futuro do combate à corrupção dependerá das lições que souberem extrair dessa reflexão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba pode ser dissolvida em setembro se Raquel Dodge não renovar prazo
Integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público foram alvo de forte pressão para não tomar nenhuma decisão sobre casos que questionam a conduta de Deltan Dallagnol
https://www.osul.com.br/mensagens-vazadas-constrangem-deltan-dallagnol/ Mensagens vazadas constrangem Deltan Dallagnol 2019-08-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar