Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Microsoft revela o Windows 365, versão do sistema que roda da nuvem; saiba tudo

Compartilhe esta notícia:

O Windows 365 será basicamente um PC na nuvem rodando o Windows 10. (Foto: Reprodução/Microsoft)

Após o anúncio do Windows 11, a comunidade passou a voltar todas as suas expectativas para o futuro deste novíssimo sistema operacional. Eis que no momento em que o hype começou a baixar, a Microsoft pega todos de surpresa com o anúncio de outra aposta, o Windows 365.

O novo sistema foi anunciado durante a conferência Microsoft Inspire e leva a experiência do Windows 10 (e futuramente o 11) para a nuvem. Basicamente, o assinante terá direito a acessar um computador via internet que rodará o Windows de forma remota, sem consumir recursos da máquina local, tal qual um serviço de streaming.

A ideia é que ele funcione como uma máquina virtual e ofereça suporte para quem roda outros sistemas operacionais, como Linux ou macOS. O Windows 365 deve ter compatibilidade com praticamente qualquer dispositivo, desde PCs poderosos a notebooks mais modestos, incluindo tablets e celulares.

Embora o anúncio tenha surpreendido a comunidade, a Microsoft já desenvolvia um sistema na nuvem há alguns meses. Tudo será baseado no serviço Azure Virtual Desktop, tecnologia da própria MS, que hoje permite a administradores configurarem máquinas de modo remoto.

O lançamento está previsto para o dia 2 de agosto, com todas as informações disponibilizadas no site windows365.com – que ainda não está online. Após essa data, é só acessar o endereço e contratar o plano desejado com base na configuração ideal da máquina.

Falando nos computadores, as máquinas remotas que vão rodar o Windows 365 oferecerão a seus usuários processadores modernos, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento no momento do lançamento. A Microsoft também analisa trazer potentes placas de vídeo dedicadas para usuários mais exigentes. Por enquanto, ainda não foi revelado o preço, mas a promessa é que isso ocorra até um dia antes do lançamento.

Voltado para o mercado corporativo

Esse anúncio não deve ter impacto para o consumidor regular, afinal este já usa uma versão de Windows no seu computador. Nos departamentos de TI e em outros setores de empresas, contudo, ele pode ser uma ótima opção. Isso porque o Windows via nuvem provavelmente apresentará um custo bem menor do que manter máquinas caríssimas apenas para gerir a rede ou executar ações simples.

Além disso, o sistema remoto pode ter aplicações úteis para expandir a experiência de quem prefere usar o Linux em seus PCs ou não abre mão do seu iMac. Como há muitos aplicativos, serviços e jogos exclusivos do Windows, isso dá mais liberdade para essas pessoas apenas trocarem do computador local para o PC em nuvem. Resta saber como tudo vai funcionar na prática.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Mudança no WhatsApp Web: entenda como funcionará o aplicativo
Falha no Windows Hello permite invadir computador com câmera falsa
https://www.osul.com.br/microsoft-revela-o-windows-365-versao-do-sistema-que-roda-da-nuvem-saiba-tudo/ Microsoft revela o Windows 365, versão do sistema que roda da nuvem; saiba tudo 2021-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar