Quarta-feira, 08 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Milhões de pessoas ficaram sem água e luz no Texas, Estado norte-americano que mais produz energia

Compartilhe esta notícia:

Problema foi agravado pela onda de frio na região. (Foto: EBC)

Maior produtor de energia em seu país, o Estado norte-americano do Texas enfrentou um problema e tanto na semana passada: a falta de eletricidade – e água – para milhões de habitantes. Cenário agravado, aliás, pela onda de frio que atinge a região, resultando em uma situação na qual foi necessário encarar as baixíssimas temperaturas sem os confortos habituais.

Na última sexta-feira (19), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou uma declaração estado de emergência no Texas, abrindo caminho para investimento de fundos federais no combate à emergência climática pela qual o Estado passa.

Em um comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden disse que “ordenou assistência federal para complementar os esforços de recuperação estaduais e locais em áreas afetadas” pela onda de frio.

A eletricidade foi gradualmente restaurada, mas as condições permanecem críticas em um Estado não acostumado a essas ondas de frio. Segundo especialistas, a raridade do frio no Estado não deveria se traduzir em falta de preparação, especialmente em um Estado com tantas fontes de energia.

O Texas é o Estado número um tanto para a produção de petróleo bruto quanto para gás natural, de acordo com a Agência de Informação de Energia dos EUA (EIA, na sigla em inglês). O Estado produziu 41% da produção de petróleo dos Estados Unidos em 2019 e um quarto de sua produção de gás natural.

A energia eólica também está em alta no Texas, que produziu cerca de 28% de toda a eletricidade gerada por esse meio em 2019, de acordo com a EIA.

Depois da crise, grupos contrários ao uso de energia renovável tentaram espalhar notícias falsas de que a culpa pela falta de energia era da produção de energia eólica, mas, na verdade, o que aconteceu foi o contrário: um dos motivos da falta de enegia foi a alta dependência do Estado do uso de gás natural para a produção de energia elétrica, além da falta de infraestrutura adequada para o frio.

As usinas de gás natural e carvão precisam de água para permanecer operacionais, mas as instalações de água congelaram.

“Tivemos problemas na distribuição de gás e eletricidade por vários motivos”, disse Michael Webber, professor de Recursos Energéticos da Universidade do Texas em Austin.

“A demanda de energia era muito alta por causa do frio e esse mesmo frio fez com que algumas usinas quebrassem: fechavam e paravam de funcionar. Também dificultava o fornecimento de gás natural”, explica. “A combinação de escassez de gás natural e eletricidade cria uma crise com apagões intermitentes como o que vimos.”

Particularidades

O sistema de energia do Texas tem algumas características particulares que podem ter influenciado a crise vivida esta semana. Ao contrário de outros Estados, o Texas tomou a decisão de isolar sua rede elétrica do restante do país.

Isso significa que, em circunstâncias normais, o Texas não poderá exportar o excesso de energia para os Estados vizinhos. Mas, em situações de necessidade, como no caso atual, em que o sistema estadual falhou, também é impossível que a energia seja redirecionada para lá a partir de outros locais.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Presidente Joe Biden vai realizar cerimônia em homenagem a 500 mil vítimas do coronavírus nos Estados Unidos
A classe média alta argentina busca emigrar para escapar da crise
https://www.osul.com.br/milhoes-de-pessoas-ficaram-sem-agua-e-luz-no-texas-estado-norte-americano-que-mais-produz-energia/ Milhões de pessoas ficaram sem água e luz no Texas, Estado norte-americano que mais produz energia 2021-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar