Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Ministério Público denuncia estudantes de medicina de Porto Alegre que burlaram sistema de vacinação

Compartilhe esta notícia:

Os estudantes omitiram o fato de que já haviam recebido a primeira dose da CoronaVac

Foto: Agência Brasil
Será no estacionamento da prefeitura, na Rua Guia Lopes, 4201, no bairro Canudos. (Foto: Agência Brasil)

O MP (Ministério Público) denunciou quatro estudantes de medicina, moradores de Porto Alegre, pelos crimes de falsidade ideológica e infração de medida sanitária preventiva.

A promotora de Justiça Maria Alice Buttini afirmou que, em 10 de maio, os quatro amigos – com idades entre 22 e 25 anos –, prevalecendo-se do fato de serem estudantes do curso de graduação em medicina e de estarem atuando em estágio de campo, o que os incluiria no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, compareceram a uma farmácia no bairro Petrópolis, na Capital, e, omitindo o fato de que já haviam recebido a primeira dose da vacina CoronaVac, receberam, antes do prazo previsto para a segunda dose, nova aplicação, dessa vez da AstraZeneca. Segundo o MP, “a fraude foi aplicada pelo fato de que as pesquisas científicas demonstravam maior eficácia dessa última contra o novo coronavírus”.

“Assim, os denunciados fizeram inserir em uma nova carteira de vacinação que obtiveram falsa declaração de que estavam recebendo a primeira dose da vacina e, ao mesmo tempo, omitiram em suas carteiras de vacinação o recebimento da segunda dose”, afirmou a promotora na denúncia, apresentada na quarta-feira (1º).

O golpe somente foi descoberto no momento em que, após a aplicação das vacinas, a profissional que lhes atendeu foi realizar o lançamento da dose aplicada no sistema de controle vacinal da Secretaria Municipal da Saúde. Ao constatar a duplicidade de primeiras doses, ela comunicou à Pró-Reitoria de Graduação da universidade em que os quatro estudam. “A conduta dos denunciados infringiu as determinações emanadas pelo Poder Público para impedir a propagação da doença contagiosa”, finalizou a promotora.

O MP não ofereceu aos denunciados proposta de acordo de não persecução penal, pois nenhum deles confessou a prática das infrações penais que lhe são imputadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ilustração
Parcelamento beneficia mais de 13 mil contribuintes do Simples Nacional no Rio Grande do Sul
Operação Arca do Tesouro combate fraudes praticadas por servidores da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/ministerio-publico-denuncia-estudantes-de-medicina-de-porto-alegre-que-burlaram-sistema-de-vacinacao/ Ministério Público denuncia estudantes de medicina de Porto Alegre que burlaram sistema de vacinação 2021-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar