Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério Público Federal instaura um inquérito para apurar a resolução que determina a troca das placas dos veículos brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Novo padrão de placas dos países do Mercosul. (Foto: Reprodução)

Um inquérito civil para apurar supostas irregularidades ocorridas no procedimento administrativo que fundamentou a elaboração da Resolução nº 729/2018, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), foi instaurado pelo MPF (Ministério Público Federal) no Amazonas. A resolução estabelece a utilização, em todo o Brasil, de placas de identificação de veículos no padrão Mercosul. A implantação do novo padrão foi suspensa por 60 dias.

A resolução foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) no dia 8 de março de 2018. O objetivo do inquérito civil, de acordo com o MPF, é apurar se foram cometidas irregularidades em benefício de determinadas empresas de emplacamento e em prejuízo dos consumidores proprietários de veículos.

A troca de placas, de acordo com o Ministério Público Federal, resulta em relevantes gastos para os proprietários de veículos e consequente lucro para um seleto grupo de empresas. Isto, para o Ministério, pode representar uma ameaça às melhores práticas que orientam as relações de consumo, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

A resolução do Contran determina que todos os veículos já em circulação devem substituir as placas utilizadas atualmente por placas do novo modelo, até o fim do ano de 2023. Os veículos novos ou que forem transferidos de município deverão já ter as placas no modelo Mercosul a partir de 1º de setembro deste ano.

A portaria de instauração do inquérito civil destacou que a simples troca das placas, sem a adoção de um sistema interligado entre os Estados-membros do Mercosul, que integre de forma efetiva os países, não alcançará os objetivos de facilitar a fiscalização, coibir adulteração de placas e roubo de veículos e propiciar livre circulação entre os países que fazem parte do bloco.

Foi pedido um posicionamento do Contran sobre as suspeitas e houve um questionamento se a suspensão tem relação com o inquérito instaurado pelo MPF no Amazonas. Entretanto, até a última atualização da reportagem, o Conselho não tinha respondido.

Placas começam a valer em setembro

O prazo para as placas de veículos adotarem o padrão dos países do Mercosul vai começar em 1º de setembro de 2018, segundo resolução publicada no dia 8 de março, no Diário Oficial da União.

A placa com novo padrão jé é usada na Argentina e deveria ter começado a ser adotada no Brasil em janeiro de 2016, mas foi adiada duas vezes: primeiro para 2017 e, depois, sem prazo específico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Especialistas em direito dizem que Lula poderá cumprir sentença em prisão especial, mesmo sem ter diploma de curso superior
Suzane, aquela que matou os pais, está amando
https://www.osul.com.br/ministerio-publico-federal-instaura-um-inquerito-para-apurar-as-irregularidades-na-resolucao-que-determina-a-troca-das-placas-dos-veiculos-brasileiros/ Ministério Público Federal instaura um inquérito para apurar a resolução que determina a troca das placas dos veículos brasileiros 2018-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar