Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ministra espanhola diz que vulcão pode atrair turistas e causa revolta

Compartilhe esta notícia:

Desde que o vulcão entrou em erupção, mais de 120 casas já foram afetadas. (Foto: Divulgação/112Canarias)

A ministra do Turismo da Espanha, Reyes Maroto, pediu desculpas, nesta terça-feira (21), por dizer que a erupção do vulcão nas Ilhas Canárias poderia atrair turistas. A declaração, feita na última segunda (20), causou forte reação de políticos e da população local. Desde que o vulcão entrou em erupção, no domingo (19), mais de 120 casas já foram afetadas pela lava e cerca de 10 mil pessoas precisaram ser evacuadas.

Segundo a agência de notícias portuguesa Lusa, Maroto lamentou que sua fala possa “ter ofendido os sentimentos de La Palma e do povo”.

“Compreendo a situação dramática que existe na ilha. Haverá tempo para falar de turismo e de como recuperar o reposicionamento. É preciso saber retificar quando se comete um erro”, disse a ministra.

Polêmica

Em entrevista a uma rádio local na segunda, Maroto afirmou que o ministério estava fornecendo informações para que turistas possam viajar à ilha e “testemunhar algo sem dúvida inédito para eles”.

“Também podemos aproveitar isso ao máximo como uma atração para que muitos turistas que desejam desfrutar do que a natureza trouxe a La Palma o possam fazer nas próximas semanas e meses”, afirmou à rádio segundo informações do jornal The Guardian.

Em resposta, o porta-voz do conservador Partido do Povo classificou as afirmações de Maroto como “inapropriadas” e lembrou que “tem gente perdendo suas casas”. Já a deputada pelas Ilhas Canárias Ana Oramas criticou a falta de sensibilidade da ministra em sua conta no Twitter:

“Quando são 10.000 pessoas despejadas, 100 casas destruídas, campos e fazendas, animais e tudo que você tinha, este não é um ‘show maravilhoso’, nem é ‘emocionante vivê-lo’, é uma tragédia, um pouco de sensibilidade para todos, os canários não estão para brincadeiras”, afirmou.

Nova erupção

Imagens do Instituto Volcanológico das Canárias, divulgadas nesta terça, mostram que a erupção do vulcão na região de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, voltou a ficar intensa durante a tarde, após milhares de pessoas terem sido evacuadas de suas casas.

De acordo com o Instituto Volcanológico das Canárias, uma equipe coletou fragmentos de lava em frente aos riachos para realização de análise petrológica.

“A coleta das amostras é feita em ambiente seguro e sem riscos para nossos pesquisadores. A pessoa que realiza a amostragem usa babador térmico, tela de proteção e luvas que não aparecem na fotografia”, disse o Instituto.

Nenhuma morte foi relatada, mas o vulcão ainda está ativo.

Casas foram engolidas no vilarejo de El Paso junto com trechos de estradas, disse o prefeito Sergio Rodriguez à rádio TVE, acrescentando que a lava estava se espalhando pelos vilarejos vizinhos.

O vulcanologista Nemesio Perez disse que é improvável que haja fatalidades – desde que ninguém se comporte de forma imprudente.

La Palma estava em alerta máximo para uma erupção depois que mais de 22 mil tremores foram relatados no espaço de uma semana em Cumbre Vieja, que pertence a uma cadeia de vulcões que teve uma grande erupção em 1971 e é um dos vulcânicos mais ativos regiões nas Canárias.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Crise da Evergrande desafia a China, derruba mercados e impacta o Brasil
ONU destina fundo de emergência para apoiar o sistema de saúde do Afeganistão
https://www.osul.com.br/ministra-espanhola-diz-que-vulcao-pode-atrair-turistas-e-causa-revolta/ Ministra espanhola diz que vulcão pode atrair turistas e causa revolta 2021-09-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar