Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministra Marina Silva diz que o Brasil vive terrorismo climático e defende punição mais severa para quem provocar incêndio

Compartilhe esta notícia:

A ministra lembrou que 17 pessoas já foram presas e há 50 inquéritos abertos.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A ministra pediu ao presidente da Câmara tempo para que a discussão do licenciamento seja feita com ampla discussão. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesse sábado (14), em São Carlos (SP), que o Brasil vive um terrorismo climático, com pessoas usando as altas temperaturas e a baixa umidade para atear fogo ao País, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade e destruindo as florestas.

“Há uma proibição em todo o território nacional do uso do fogo, mas existem aqueles que estão fazendo um verdadeiro terrorismo climático”, afirmou em entrevista a veículos de comunicação.

Marina ressaltou que é fundamental que todos os agentes públicos que já estão mobilizados continuem agindo, porque há uma intenção por trás dessas ações. Segundo a ministra, apenas dois estados não estão passando por seca. Ela defendeu pena mais rígida para quem comete esse tipo de crime. Atualmente a pena varia de um a quatro anos de prisão.

“Não é possível que diante de uma das maiores secas de toda a história do nosso continente e do país, e com a proibição existente, que as pessoas continuem colocando fogo. Isso causa grande mal à saúde pública, ao meio ambiente, aos nossos sistemas produtivos e só agrava o problema da mudança do clima. Quando você tem uma situação em que sabe que colocar fogo é como se estivesse acionando um barril ou um paiol de pólvora, isso é uma intenção criminosa”, disse.

Silva lembrou que 17 pessoas já foram presas e há 50 inquéritos abertos. Para a ministra, é provável que haja pessoas por trás incentivando os crimes, o que pode ser descoberto com investigações e trabalho de inteligência da Polícia Federal (PF). Ela comparou ainda os incêndios criminosos com a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023.

“Por isso é tão importante o trabalho da PF. É preciso continuar investigando com trabalho de inteligência combinado, porque é aí que vamos poder descobrir de onde vem essa motivação. Eu estou praticamente comparando o que está acontecendo ao dia 8 de janeiro. São pessoas atuando deliberadamente para criar o caos no Brasil, tocando fogo nas florestas e nas atividades produtivas das pessoas”.

A ministra ressaltou que o prejuízo em São Paulo já é de R$ 2 bilhões para os agricultores, principalmente os plantadores de cana-de-açúcar. Segundo ela, já são 900 mil hectares de áreas de agricultura e pecuária queimadas, 1,4 milhão de hectares em área de campo de pastagem e 1 milhão de hectares em áreas florestais.

“Uma floresta úmida não pega fogo, porque o fogo começa e a própria floresta consegue fazer com que se apague. Como já estamos vivendo os efeitos de mudança climática, provavelmente a floresta está perdendo umidade, como dizem os cientistas, e cerca de 32% dos incêndios estão sendo feitos intencionalmente para degradar a própria floresta”, analisou. As informações são da Agência Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Marcelo Neuri Haag
15 de setembro de 2024 21:46

Certíssimo!

Maria Cristina Martins Nocchi
16 de setembro de 2024 04:02

Sionista falso cristão adorador de mamom, quem homenageia miliciano, torturador, é vizinho do assassino da Mariele e participa de desvio de dinheiro de cc fantasma é a famiglia metralha bolsonazi. Além de roubarem jóias para entregar patrimônio nacional de graça pra árabe. Larga a cloroquina, bloqueia o ZAP do carlixo, para de ver Olavo cadáver e acorda pra vida, minion!

Fernando Krause
15 de setembro de 2024 22:18

Já tem criminosos incendiários presos que confessaram participação naquela organização criminosa dos “diálogos cabulosos” com um certo “partido” político…
Em breve devem aparecer tb.os cumpanheros do MST…

Maria Cristina Martins Nocchi
16 de setembro de 2024 03:58

Que discurso de ódio, patriotário naziamarelo? De uma hora pra outra as queimadas aumentam 200 % e se concentram em SP, MT e Am, Estados bozolóides e fronteira agrícola da soja e pecuária, e o analfabeto político acha que é coincidência?? Modus operandi típico dos terroristas patriotários naziamarelos adoradores do miliciano ex-presidiario preso pelos generais em 86. Cadeia e expropriação pra esses parasitas que agem ao arrepio da lei e não pagam tributos. A lei não é pra todos, patriotário naziamarelo?

Geraldo Lima
15 de setembro de 2024 22:42

Este discurso de ódio que não assume que as queimadS estão fora de controle, da nojo deste bicho.

Maria Cristina Martins Nocchi
16 de setembro de 2024 03:53

Tu continua trabalhando no gabinete do carlixo, hater incel virjão? Tem brotheragem no four Chan ou vcs compram boneca inflável? Mais um robô do bozó e trump dando o ar da sua ignorância

Miltch Mitch
15 de setembro de 2024 23:12

Esta incompetente só esbraveja. Vai trabalhar tartaruga ninja.
O país pegando fogo e ela dando discurso

Paulo Jesus Corrêa
16 de setembro de 2024 00:38

Quem está no governo, não são os mesmos que sabysm de tudo em 2022? Quem sabe a Srta. Greta e sua turma, com os Socialistas de plantão, conseguem resolver o problema? Acredito que sim!

Campanha de Donald Trump relata tiroteio em clube de golfe
Fora de casa, Grêmio empata em 2 a 2 com o Bragantino pelo Campeonato Brasileiro
Pode te interessar
8
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x