Quarta-feira, 17 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro da Fazenda nega retaliação ao tarifaço de Donald Trump e diz que o Brasil não avalia taxar dividendos

Compartilhe esta notícia:

Declaração do ministro da Fazenda tenta conter rumores de resposta dura ao aumento de 50% nas tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Declaração de Haddad tenta conter rumores de resposta dura ao tarifaço sobre produtos brasileiros. (Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou nesse sábado (19) que o governo brasileiro esteja avaliando retaliações contra os Estados Unidos em resposta à tarifa de 50% imposta pelo presidente norte-americano Donald Trump sobre produtos brasileiros. Em publicação nas redes sociais, Haddad afirmou que a adoção de medidas mais rígidas de controle sobre dividendos “não está em consideração”.

“O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nega que o governo brasileiro esteja avaliando a adoção de medidas mais rigorosas de controle sobre os dividendos como forma de retaliação às taxas adotadas pelos Estados Unidos e reafirma que essa possibilidade não está em consideração”, afirma a nota.

A declaração do ministro ocorre após uma semana de intensa pressão diplomática e forte repercussão política do chamado “tarifaço de Trump”, anunciado no último dia 9 de julho.

O presidente americano justificou publicamente a medida com motivação política. Em entrevista na Casa Branca, Trump afirmou que impôs a tarifa por considerar “uma desgraça” o que está sendo feito com o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.

“Conheço o ex-presidente. Ele lutou muito pelo povo brasileiro… o que estão fazendo com ele é terrível”, disse Trump. A retórica foi reforçada na carta enviada a Lula, em que o republicano classificou o julgamento de Bolsonaro como “uma vergonha internacional” e o chamou de “Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”.

O republicano afirmou, sem apresentar provas, que o Brasil também tem promovido “ataques insidiosos” contra eleições livres e violado a liberdade de expressão de americanos. O argumento econômico, ao qual Trump recorreu em outras ocasiões, também foi distorcido: ele alegou que os EUA têm déficit comercial com o Brasil, quando, na realidade, dados de ambos os países mostram que os norte-americanos compram mais do que vendem para o Brasil desde 2009.

Apesar do tom agressivo da carta e das falas de Trump, o governo brasileiro tem evitado responder com medidas de confronto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil é um país soberano e que “não aceitará ser tutelado por ninguém”, mas reforçou a disposição de buscar diálogo com os Estados Unidos.

Uma nova carta foi enviada nesta semana à Casa Branca, assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O documento manifesta “indignação” com a tarifa e cobra resposta a uma mensagem enviada anteriormente, ainda em maio. Até agora, não houve retorno.

No campo legal, o governo avalia a possibilidade de acionar a Lei da Reciprocidade Econômica, regulamentada nesta semana, que autoriza o Brasil a impor medidas similares contra países que adotem sanções unilaterais.

Lula já afirmou que o uso da lei será feito “quando necessário”, e indicou que o Brasil buscará apoio de outros países afetados pelas tarifas para levar o caso à OMC (Organização Mundial do Comércio). “A partir daí, se não houver solução, nós vamos entrar com a reciprocidade já a partir de 1º de agosto, quando ele começa a taxar o Brasil”, disse o presidente em entrevista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando Krause
19 de julho de 2025 19:55

Poste mentiroso igual ao chefe dele mitômano contumaz!

Artur Artur
19 de julho de 2025 21:48

Que Merdil, esta quadrilha de bandidos , enfiou nossa nação…

LULA MOSTRANDO COMO FARIA PARA IMPLANTAR O REGIME AQUI NO BRASIL.

https://www.youtube.com/watch?v=RktcmOXAbpA

Artur Artur
19 de julho de 2025 22:20

Simbolo , instrumento de empobrecimento de um Povo….PT=Perda Total

Endividamento recorde no Brasil: mais de 70 milhões de …
May 19, 2025 · Mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes em 2025

http://www.cnnbrasil.com.br › economia › macroeconomia
Brasil bate recorde de empresas inadimplentes; pedidos de …
May 22, 2025 · O número de empresas inadimplentes, bem como de pedidos de recuperação judicial, tiveram aumento em 2025…..

http://www.infomoney.com.br › business › philco-demite-800…See more

Miltch Mitch
20 de julho de 2025 12:10

O melhor comentário da história sobre petista.

Artur Artur
19 de julho de 2025 22:22

“Quando o esperma encontra a merda, no sexo anal, nasce um PTista”…

Eu já estou falando a tempos …NÃO SÃO GENTE

Carlos Alberto Pugliese
19 de julho de 2025 23:47

Socialistas pregam a distribuição da riqueza em pais capitalista, em país comunista se vê a concentração da riqueza para a elite socialista

Procuradoria-Geral do Estado garante continuidade na contratação para obras de contenção de cheias em Eldorado do Sul
Grêmio encara o Vasco em duelo marcado por semelhanças e pressão no Brasileirão
Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x