Terça-feira, 22 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro do Supremo André Mendonça homologa delação premiada de empresário responsável por movimentar dinheiro para o filme sobre Jair Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Foto: Divulgação
Antonio Carlos Freixo Jr. (foto) detalha pagamentos ao fundo Havengate, nos EUA, usado para financiar o filme sobre Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), homologou nessa quarta-feira (9) o acordo de delação premiada de Antonio Carlos Freixo Junior, conhecido como “Mineiro”.

A decisão está sob sigilo. Mineiro é dono da Entre Investimentos, a empresa que, a mando do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, fez repasses para o filme “Dark Horse”, sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A delação premiada, ou colaboração premiada, é um meio de obtenção de provas nas investigações criminais. Nesse recurso, o investigado se dispõe a cooperar com o processo e a investigação. Em troca, o Estado pode dar benefícios a ele.

O empresário afirmou em sua delação — assinada com a PGR (Procuradoria-Geral da República) em 8 de agosto — que era responsável por “gerar” dinheiro vivo para a equipe de Vorcaro. O dinheiro era entregue em malas e, segundo ele, seria usado para pagamentos de propina.

Mineiro disse ainda que fez sete repasses, a título de “subscrições de cotas”, para o fundo Havengate nos Estados Unidos. As transações foram feitas de janeiro a setembro de 2025 e totalizaram US$ 12,333 milhões. Pela cotação de setembro de 2025, esse valor equivalia a R$ 62,8 milhões.

A subscrição de cotas é um processo em que um fundo emite novas cotas para aumentar seu patrimônio, recebendo aporte de investidores. Os valores foram pedidos a Vorcaro pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), hoje candidato à Presidência.

Audiência 

Na terça-feira (8), o empresário e sua defesa participaram de uma audiência com um juiz auxiliar do ministro André Mendonça para avaliar o acordo de delação fechado com a PGR no mês passado.

Na reunião, o juiz questionou se o acordo foi assinado pelo empresário de forma voluntária. Ele respondeu que sim. A voluntariedade é um requisito para que uma delação seja homologada pelo magistrado responsável. Não há prazo para Mendonça homologar o acordo.

Reag

O acordo de delação de Mineiro foi assinado no mesmo dia em que a colaboração de João Carlos Mansur, dono da gestora Reag, foi firmada com a PGR também no âmbito das investigações do caso Master.

Mansur foi alvo da segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema de fraudes financeiras no Banco Master, em janeiro deste ano. No mesmo dia, o BC (Banco Central) decretou a liquidação da Reag. Antes, o grupo já tinha sido alvo da Carbono Oculto, que investiga esquema de lavagem de dinheiro para o crime organizado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

13 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
vanderlei stefani
10 de setembro de 2026 15:31

AS PEÇAS ESTÃO SE ENCAIXANDO!

O escritório de Flávio Bolsonaro usou a mesma contabilidade ligada ao Careca do INSS. Agora, André Mendonça manda soltar o filho do Careca. Coincidência demais, explicação de menos.

É preciso investigar todas essas conexões. O Brasil exige respostas!

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
10 de setembro de 2026 07:41

Tem que arrancar esse André Mendonça de vez, para não ficar atrapalhando as investigações. Olha o q esse sujeito está fazendo defendendo tudo que é bolsonarista!!!

Vitor
10 de setembro de 2026 01:35

Filme sobre o Bolsonaro X Filme sobre o Lula: troca m**** por b****… e que se apure tudo mesmo!

Marco Antonio
10 de setembro de 2026 00:58

E o LULINHA?E O JAQUES?

vanderlei stefani
10 de setembro de 2026 21:25
Responder para  Marco Antonio

André Mendonça revoga prisão do filho do Careca do INSS

vanderlei stefani
9 de setembro de 2026 23:23

Ué, gente… bolsonaristas botavam a culpa no Lula, mas quem mandou soltar investigados do INSS, com restrições, foi Mendonça. Agora a indignação entrou no modo silencioso? 👀

vanderlei stefani
9 de setembro de 2026 21:29

XEQUE-MATE DO LULA! ♟️

O Presidente Lula quer a quebra de sigilo das investigações do Banco Master, doa a quem doer. Quem tem medo da verdade? Faça como o Lula, Flávio Bolsonaro: peça a abertura das investigações! Ou tu e tua turma estão com medo? Responde pro povo!

Jorge Bressan
9 de setembro de 2026 21:07

Olha ai PTzada a diferença de quando um juiz tem escrúpulos e é uma pessoa idônea!@

vanderlei stefani
11 de setembro de 2026 11:28
Responder para  Jorge Bressan

Mendonça soltando os parcas!

vanderlei stefani
9 de setembro de 2026 19:43

André Mendonça revoga prisão do filho do Careca do INSS, afasta quem investiga e solta quem roubou

roque
9 de setembro de 2026 19:38

Uma certa do Mendonça

vanderlei stefani
9 de setembro de 2026 17:28

O envolvimento de Flávio Bolsonaro com o escândalo do Master é visceral. Ele chama Vorcaro de “irmãozão”. Recebeu milhões. Tá tudo gravado. A coisa só não andou porque Mendonça sentou em cima.

roque
9 de setembro de 2026 20:17
Responder para  vanderlei stefani

“irmãozão”. Só faltou falar de “morzao”. Kkkk
Ops. Isso do Nikolas, para “Dani” kkl

Grêmio inicia a preparação para o duelo contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro
Trump afirma que a guerra com o Irã terminará “imediatamente” após eleições legislativas nos Estados Unidos
Pode te interessar
13
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x