Segunda-feira, 14 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro Luiz Fux cria programa contra desvios éticos e condutas ilícitas no Supremo

Compartilhe esta notícia:

Resolução do presidente da Corte instala sistema de controles internos para assegurar integridade e "prevenir, detectar e punir irregularidades administrativas"

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Bolsonaro divulgou, em live, dados sigilosos de investigação não finalizada. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal instituiu um programa de Integridade para prevenir, detectar e punir irregularidades administrativas, condutas ilícitas e desvios éticos no âmbito da corte. Os detalhes da iniciativa constam em resolução publicada pelo presidente da corte, ministro Luiz Fux.

Os objetivos do programa incluem o “aprimoramento dos controles internos relativos à integridade nas unidades do Tribunal e o incentivo ao uso adequado dos canais de denúncia e representação sobre eventuais desvios éticos, irregularidades administrativas e condutas ilícitas”.

“O programa visa, ainda, definir as hipóteses de conflito de interesses e nepotismo, fomentar a transparência em relação aos temas sob a responsabilidade do STF e compilar os casos de quebra de integridade evidenciados em processos de avaliação da ética, processos disciplinares e de responsabilização”, diz a corte.

A Resolução cria também o CGI-STF (Comitê de Gestão da Integridade), instância de apoio à governança responsável pela implementação do Programa e do Plano de Integridade, que tem vigência de dois anos. As informações foram divulgadas pela corte máxima.

De acordo com o STF, entre as diretrizes do programa estão ‘a gestão dos riscos de integridade, o monitoramento permanente, o tratamento e a correção das falhas sistêmicas identificadas e a capacitação contínua de todos os colaboradores que atuam na corte em relação aos processos de integridade’.

Ao fundamentar a instituição do Programa de Integridade, Fux afirmou que os riscos à mesma ‘existem nas interações entre o setor público e o setor privado, a sociedade civil e os indivíduos em várias etapas do processo decisório, especialmente em projetos de larga escala, que são particularmente vulneráveis à corrupção e à má gestão’.

“A integridade é essencial para a governança pública, salvaguardando o interesse público sobre o privado de forma a contribuir para a entrega de valor de forma eficiente e para o aumento da confiança da sociedade no Estado e em suas instituições”, escreveu o presidente do STF na resolução publicada na sexta-feira (07).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Rodinei Mandelli Sanini
10 de janeiro de 2022 16:48

Melhor piada do Ano Novo.
Quero ver os digníssimos ministros que há muito estão fora até da Constituição e nada acontece.

Ildefonso Pavan
10 de janeiro de 2022 17:47

Provavelmente irão eleger um juiz de garantias tambem na côrte. !

Eron Zaniboni
11 de janeiro de 2022 11:13

Kkkkkkkkkkkk

Eron Zaniboni
11 de janeiro de 2022 11:14

Deve ser pra arrumar emprego para os parceiros

Renato Dutra
11 de janeiro de 2022 14:33

Programa específico para os bandidos de toga?

PT quer abrir uma CPI para investigar apagão de dados do Ministério da Saúde
Bolsonaro diz que “tem na cabeça” quem seriam seus próximos dois indicados ao Supremo
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x