Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli criticam Lava-Jato: “Tortura” e “pau de arara do século 21”

Compartilhe esta notícia:

“Claramente, se tratava de prática de tortura. Usando o poder de Estado”, disse o ministro Gilmar Mendes.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF
“Claramente, se tratava de prática de tortura. Usando o poder de Estado”, disse o ministro Gilmar Mendes. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticaram nesta terça-feira (9) a Operação Lava-Jato, chamando os métodos de atuação da força-tarefa de “tortura” e “pau de arara do século 21”.

“As pessoas só eram soltas, liberadas, depois de confessarem e fazer acordo. Isso é uma vergonha. E não podemos ter esse tipo de ônus. Coisa de pervertidos. Claramente, se tratava de prática de tortura. Usando o poder de Estado. É disso que se trata”, disse Gilmar.

As falas se deram durante sessão da Segunda Turma da Corte – a primeira com a participação de Toffoli, após seu pedido para deixar a Primeira Turma. Também compõem o colegiado os ministros André Mendonça, Edson Fachin e Nunes Marques. A Turma julgava um recurso do ex-funcionário da Petrobras Sergio Souza Boccaletti, condenado na Operação Lava-Jato por corrupção e lavagem de dinheiro por pagamento de propina nas obras da Refinaria Abreu e Lima (PE). 

Gilmar passou a fazer críticas à operação. “O que se fez um Curitiba, nessa chamada República de Curitiba, com a Lava-Jato, nós temos que fazer um escrutínio muito severo, muito severo. Porque se trata de algo extremamente severo”, declarou.

“Já disse a colegas do STJ, tem que se perguntar que erros que estão cometendo para admitir gente tão chinfrim, tão desqualificada. E, por isso também, está faltando decidirmos o juiz de garantias. É muito grave para a Justiça esse tipo de vexame”, afirmou.

O ministro Dias Toffoli também fez críticas ao caso. “Houve aqui um tipo de coação para autoincriminação, ao se barganhar prisão com cautelares”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Messi: veja os números da carreira do argentino que ensaia saída do Paris Saint Germain
Projeto de Lei do Agrotóxico deve avançar no Senado com o apoio de governistas
https://www.osul.com.br/ministros-gilmar-mendes-e-dias-toffoli-criticam-lava-jato-tortura-e-pau-de-arara-do-seculo-21/ Ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli criticam Lava-Jato: “Tortura” e “pau de arara do século 21” 2023-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar