Quinta-feira, 11 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Monitor do Produto Interno Bruto brasileiro aponta crescimento de 0,1% em outubro

Compartilhe esta notícia:

A previsão de alta do PIB neste ano recuou de 2,55% para 2,53%. (Foto: Divulgação)

O Monitor do PIB (Produto Interno Bruto) da FGV (Fundação Getulio Vargas) aponta crescimento de 0,1% do PIB – a soma de todas as riquezas produzidas no País – em outubro deste ano em relação a setembro. No trimestre móvel encerrado em outubro, o crescimento acumulado passa para 0,3%, na comparação com o trimestre móvel encerrado em julho – séries ajustadas sazonalmente.

Os dados relativos ao Monitor do PIB-FGV foram divulgados nesta quarta-feira (20) pela FGV. O resultado foi atribuído principalmente à contribuição da agropecuária, especialmente para o desempenho positivo da taxa acumulada de 0,4% nos 12 meses encerrados em outubro. O resultado da indústria brasileira fechou negativo em 0,6%, e os serviços, em -0,3%.

Pela ótica da demanda, a taxa de consumo das famílias acumulada em 12 meses foi positiva em 0,2%, após 26 meses consecutivos de variações negativas. À exceção do consumo de serviços, todos as categorias do setor apresentaram taxas positivas nessa comparação. A formação bruta de capital fixo, por sua vez, ainda apresenta taxa negativa, nessa mesma comparação (-3,1%), a despeito do forte crescimento do componente de máquinas e equipamentos (4,8%).

Para o coordenador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Considera, em outubro a economia continuou a crescer, alcançando 0,4% na taxa acumulada em 12 meses. “Esta é a primeira variação positiva após 32 meses consecutivos de taxas negativas. Mais uma vez, o consumo das famílias e a formação bruta de capital fixo se destacam tanto na comparação mensal interanual (3,7% e 3,2%, respectivamente), quanto na comparação mensal de outubro, com relação a setembro, na série ajustada sazonalmente (0,2% e +0,7%, respectivamente)”, ressaltou.

Na relação com o mesmo período do ano anterior, o PIB apresentou crescimento de 1,8% no trimestre móvel encerrado em outubro. À exceção da construção, que fechou em queda de 2,9%, os serviços de informação (-3,3%), a intermediação financeira (-0,5%) e a administração pública (-0,5%), todas as demais atividades apresentaram resultados positivos nessa comparação.

Os destaques foram os desempenhos da agropecuária, que chegou a crescer no trimestre móvel encerrado em outubro 6,4%; a indústria de transformação (3,5%); o comércio (4,8%) e os transportes (3,9%), de acordo com a Fundação Getulio Vargas.

O Monitor do PIB-FGV compõe-se de um relatório descrevendo os principais resultados com ilustrações gráficas e de uma tabela com informações de volume, em valores correntes, e a preços de 1.995 das 12 atividades econômicas que agrupadas formam os setores de atividade (agropecuária, indústria e serviços). Apresenta ainda o Valor Adicionado a preços básicos, os impostos sobre os produtos e o PIB e os componentes do PIB pela ótica da demanda.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Lula diz que o grande medo dos adversários é que ele volte em 2018
35% das indústrias paulistas farão empréstimo para pagar o décimo terceiro este ano, segundo a Fiesp
Pode te interessar