Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Sete em cada dez brasileiros reprovam o governo do presidente Michel Temer, aponta pesquisa Ibope

Compartilhe esta notícia:

Seis por cento dos brasileiros avaliam o governo Temer como ótimo ou bom. (Foto: AE)

Sete em cada dez brasileiros reprovam o governo do presidente Michel Temer (PMDB), indica pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta quarta-feira (20). Os entrevistados que consideram o governo ruim ou péssimo totalizam 74%. No último levantamento, divulgado em setembro, esse índice foi de 77%, o pior resultado desde o fim da ditadura.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Seis por cento dos brasileiros avaliam o governo Temer como ótimo ou bom. Há três meses, esse percentual era de 3%. Outros 19% consideram o governo regular, ante 16% na pesquisa de setembro.

O percentual dos entrevistados que disseram não saber avaliar o governo ou não quiseram responder foi de 2%. O gerente-executivo de pesquisa e competitividade da CNI, Renato da Fonseca, afirmou que a pesquisa apontou uma “leve melhora nos indicadores de popularidade”, destacando o “leve crescimento” no índice de ótimo e bom.

Fonseca apontou a percepção dos entrevistados do noticiário sobre o governo como um dos fatores que podem explicar a oscilação na avaliação positiva da gestão de Temer. Entre setembro e dezembro, o percentual da população que considera as notícias “mais desfavoráveis” caiu de 68% para 56%.

No levantamento anterior, por exemplo, 23% dos consultados mencionaram notícias sobre corrupção no governo, sem especificá-las. Em dezembro, esse índice caiu para 12%. A reforma da Previdência, lembrada por 2% em setembro, passou a ser citada por 19% dos entrevistados no atual levantamento. O gerente-executivo da CNI apontou mudanças na campanha publicitária do governo sobre a proposta de alteração no sistema previdenciário como provável fato de melhora nos índices positivos.

Melhora nos índices

A pesquisa indicou ainda uma melhora na confiança no presidente, de 6%, em setembro, para 9%, em dezembro. Dentro da margem de erro, a aprovação da maneira de governar de Temer se alterou de 7% para 9%. Já a taxa percentual dos que não confiam no presidente, que era de 92% na última pesquisa, agora é de 90%. Dois por cento não sabem ou não responderam.

O Ibope ouviu 2.000 pessoas em 127 municípios brasileiros de 7 a 10 de dezembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Esse foi o primeiro levantamento realizado pelo Ibope depois que a Câmara dos Deputados rejeitou a segunda denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o presidente.

Temer x Dilma

O levantamento apontou que 59% acham o governo Temer pior do que o governo Dilma Rousseff, mesmo percentual da pesquisa de setembro. Outros 30% avaliam os dois governos como iguais, ante 31% da consulta anterior do Ibope. Os que acham a atual gestão melhor que a de três meses atrás passou de 8% para 10%, flutuando dentro da margem de erro. Outros 2% não sabem ou não responderam.

Ainda de acordo com a pesquisa, o governo Temer tem reprovação maior entre as mulheres do que entre os homens. Entre os entrevistados do sexo masculino, 69% consideram a gestão do peemedebista ruim ou péssima. Já entre as consultadas, esse índice foi de 76%. Para 22% dos homens ouvidos pelo Ibope, o governo é regular. Entre as mulheres, 16% acham a gestão regular.

Perspectiva

Questionados sobre as perspectivas com relação ao restante do governo Temer, a pesquisa aponta que o pessimismo (quem acredita que será ruim ou péssimo) atinge 69% dos entrevistados – três pontos percentuais a menos do que na consulta de setembro.

O índice de quem acha que os últimos 12 meses da gestão será regular é de 20%. No levantamento anterior, esse índice era de 17%.Já a taxa de ótimo e bom oscilou entre 6% e 7% – tendo a taxa dos que não responderam ou não sabem se mantido em 5% nas duas pesquisas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Correção tira até 30% de aposentado que contribui pelo teto do INSS
Em cada dez mulheres assassinadas no Brasil, cinco são vítimas de familiares
https://www.osul.com.br/sete-em-cada-dez-brasileiros-reprovam-o-governo-do-presidente-michel-temer-aponta-pesquisa-ibope/ Sete em cada dez brasileiros reprovam o governo do presidente Michel Temer, aponta pesquisa Ibope 2017-12-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar