Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O juiz Sérgio Moro determina que a Polícia Federal devolva iPads dos netos de Lula

Compartilhe esta notícia:

Reclamação foi feita em maio, no depoimento do ex-presidente em Curitiba. (Foto: Reprodução)

O juiz federal Sérgio Moro, principal responsável pelos processos da Operação Lava-Jato na primeira instância, determinou que a PF (Polícia Federal) devolva os iPads dos netos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que foram apreendidos no dia 4 de março de 2016, durante a Operação Alethea. O líder petista havia reclamado da situação em depoimento ao magistrado em maio deste ano, em Curitiba (PR).

O despacho de Moro para a restituição do aparelho foi assinado em 19 de maio, nove dias após Lula ter feito a solicitação. “Não tem este Juízo notícia de tal apreensão, mas se ela ocorreu, deve ser tributado ao desconhecimento pelos agentes policiais do conteúdo dos aparelhos eletrônicos”, ressaltou Moro.

“De todo modo, poderiam os advogados de defesa do senhor Luiz Inácio Lula da Silva terem apresentado requerimento diretamente à autoridade policial para que fosse efetuada a sua devolução, já autorizada pelo trecho acima destacado.”

O juiz afirmou ainda que determinou “a devolução de documentos e de equipamentos de informática se, após seu exame, constatar que não interessam à investigação”, quando autorizou a operação contra Lula, em fevereiro de 2016. Realizada no âmbito da operação Aletheia, a ação de busca e apreensão em endereços ligados ao petista ocorreu em 4 de março de 2016.

Em sua decisão, o juiz federal prossegue: “Para evitar maiores delongas, deverá a autoridade policial informar se identificou, na apreensão, os referidos aparelhos pertencentes aos netos do investigado e, se positivo, para que promova a devolução mediante termo no prazo de dez dias.”

Depoimento

A reclamação de Lula, registrada em vídeo pela força-tarefa e depois tornada pública, foi apresentada quando Sérgio Moro fez questionamentos ao ex-presidente sobre os resultados materiais de sua condução coercitiva à sede da PF em São Paulo, em março do ano passado. “Eu queria aproveitar, já que o senhor falou desse assunto: determine que a Polícia Federal devolva os iPads dos meus netos. Isso é uma vergonha, recolher Ipad de crianças de 5 anos de idade. Os aparelhos estão lá com a PF desde março do ano passado e ainda não foram devolvidos”, reclamou o ex-presidente.

“É só pedir a restituição que é devolvido, senhor presidente”, respondeu Moro, de bate-pronto. “Não, não, não. Eu já pedi, já fui lá, já fui falar”, rebateu Lula. “Não pense que tudo que o senhor pede as pessoas fazem rapidamente. O senhor não viu como a Polícia Federal entrou na casa dos meus filhos. Não é com a educação que entraram na minha residência. Na casa dos meus filhos, quebraram porta, quebraram portão e outras coisas.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cresceu o endividamento e a inadimplência entre as famílias brasileiras em agosto
O Senado aprovou a medida provisória do subsídio ao óleo diesel
https://www.osul.com.br/moro-determina-que-pf-devolva-ipads-dos-netos-de-lula/ O juiz Sérgio Moro determina que a Polícia Federal devolva iPads dos netos de Lula 2017-06-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar