Quarta-feira, 23 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Moro, Valeixo sai esta semana. Está decidido”, avisou Bolsonaro para Moro antes de reunião ministerial

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro enviou mensagem horas antes da reunião.

Foto: Isac Nóbrega/PR
A primeira notícia destacada por Bolsonaro foi o encaminhamento, pelo ministro Celso de Mello, à Procuradoria-Geral da República (PGR) . (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro decidiu pela retirada de Maurício Valeixo do comando da PF (Polícia Federal) e comunicou o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, horas antes da reunião ministerial realizada no dia 22 de abril. É o que apontam mensagens trocadas entre Bolsonaro e Moro no início daquele dia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, que obteve as conversas que integram o inquérito que apura supostas tentativas do presidente de tentar interferir na PF. Segundo a publicação, as mensagens contradizem a versão sustentada pelo presidente de que não tentou interferir na corporação.

O vídeo da reunião ministerial foi apontado por Moro como prova de que Bolsonaro tentou interferir politicamente na corporação. A gravação foi tornada pública na sexta-feira (22) pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello.

Na troca de mensagens, enviadas por volta das 6h20 do dia 22 de abril, Bolsonaro afirma ao então ministro: “Moro, o Valeixo sai essa semana. Isto está decidido. Você pode decidir apenas a forma. A pedido ou ex oficio”.

Na sequência, Moro responde: “Presidente, sobre esse assunto precisamos conversar pessoalmente estou ah [sic] disposição para tanto. Amanhã temos reunião agendada para 0900. Se quiser, podemos antecipar para hoje [22 de abril], em qualquer horário (só não posso hoje das 12-1700 por videoconferência com ministros da justiça da América Latina e depois com secretários de segurança dos Estados – conto com sua compreensão sobre esses horários)”.

A exoneração de Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da PF foi publicada dois dias depois, em  24 de abril, mesmo dia em que Moro anunciou sua saída do governo. Na coletiva de despedida, acusou Bolsonaro de tentar interferir politicamente na Polícia Federal, corporação vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Ildefonso Pavan
24 de maio de 2020 16:44

E DAÍ ? NÃO PRESTOU ? TROCA , TEM UM MONTE DE VAGABA BOM ESPERANDO A VACÂNCIA !!#!

Gui MB
24 de maio de 2020 17:57

Ué não é prerrogativa do presidente trocar?!

PauloCz Cezar
25 de maio de 2020 01:18

O cara é um vírus com tentáculos, a reunião demonstra isso.
Ali se vê Moro e o novo ex da saúde boquiaberto com o que estava ouvindo.

Lourival Vianna Da Silva Filho Filho
24 de maio de 2020 20:20

O rebanho é estranho. Fez do Moro um super herói, quando a investigação se aproximou da famiglia Bozo, perdeu a cabeça.

Alberto Santos
24 de maio de 2020 14:29

E muito chinelo

Jorge Schröder
24 de maio de 2020 19:10

Mas a decisão de tirar o cara é do presidente, ainda por respeito comunicou o Ministro, chega desta baboseira de ficar procurando sarna para se coçar nas decisões do cara. Virar o disco puxa vida…

Lauro Patzer
24 de maio de 2020 20:24

Novamente, uma notícia mal pautada que vem de São Paulo é reproduzida com viés de insinuação. Como a fita oficial não teve a bomba esperada pelos plantonistas, agora, Bolsonaro disse “antes” da reunião ministerial. E daí? Primeiro foi “durante” a reunião, agora, “antes” da reunião. Que jornalismo é esse procurando chifre em cabeça de cavalo.

Lauro Patzer
24 de maio de 2020 20:25

Queremos vírgula. Bolsonaro está muito bem, obrigado.

PauloCz Cezar
24 de maio de 2020 18:29

Desde o início queremos o vice.
Estamos no aguardo.

Supremo libera posse, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, de deputado investigado na Lava-Jato
Farsul, a Federação da Agricultura o Rio Grande do Sul, comemora 93 anos neste domingo.
Pode te interessar
9
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x