Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2023
Dib ainda elegeu-se vereador por dez legislaturas na Capital.
Foto: Divulgação/CMPAFaleceu nesta quarta-feira (10) o ex-prefeito de Porto Alegre João Dib, 93 anos. Ele chefiou o Executivo municipal no período de 7 de abril de 1983 a 1º de janeiro de 1986. Também exerceu dez mandatos de vereador entre 1973 e 2012, além de presidir o Legislativo municipal. O velório será realizado das 14h às 18h desta quinta-feira no Salão Nobre do Paço Municipal (antiga sede da prefeitura), no Centro Histórico.
Nascido em Vacaria, Dib era graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O prefeito Sebastião Melo decretou luto oficial de três dias na Capital. “Com dor no coração recebemos a notícia do falecimento do grande João Antônio Dib. Mais que líder político e exemplo de gestor público, foi meu amigo do peito”, ressaltou o chefe do Executivo municipal. “Viveu longa e boa vida e deixou honrosos valores plantados. Vamos decretar luto oficial de três dias em sua memória.”
Em suas redes sociais, o Legislativo lastimou o ocorrido. “A Câmara Municipal, através do presidente Hamilton Sossmeier, lamenta com profundo pesar o falecimento, ocorrido hoje, do ex-prefeito, dez vezes vereador, ex-presidente do legislativo e parlamentar emérito da Capital, João Antônio Dib.”
Na sequência, o mesmo perfil reiterou que “Dib parte aos 93 anos deixando um legado de exemplo na gestão pública, boa política e defesa do povo de Porto Alegre. Em nome do parlamento porto-alegrense, registramos nossos sentimentos, nos solidarizando com amigos e familiares. Que Deus lhes ampare neste momento difícil”.
“Nos deixa uma grande referência de homem público com quem tive o privilégio de conviver e aprender no PP e que ficará para sempre marcado na memória da nossa cidade”, manifestou o vice-prefeito Ricardo Gomes.