Domingo, 20 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Morre George Shultz, secretário de Estado de Ronald Reagan que ajudou a encerrar a Guerra Fria

Compartilhe esta notícia:

Schultz assumiu a chefia da política externa americana em junho de 1982

Foto: Reprodução/Youtube
Schultz assumiu a chefia da política externa americana em junho de 1982. (Foto: Reprodução/Youtube)

George Shultz, secretário de Estado do ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan e grande arquiteto da diplomacia americana no final da Guerra Fria, morreu no sábado aos 100 anos, anunciou neste domingo (07) o Hoover Institute.

“Um dos mais importantes estrategistas políticos de todos os tempos, que serviu a três presidentes americanos, George P. Shultz faleceu em 6 de fevereiro aos 100 anos”, informou a instituição vinculada à Universidade de Stanford em um comunicado publicado em seu site.

“Shultz desempenhou um papel chave, ao lado do presidente Ronald Reagan, para modificar o curso da história utilizando todas as ferramentas da diplomacia para acabar com a Guerra Fria”, completou a nota do instituto, do qual o ex-secretário era membro há mais de 30 anos.

“É um dos únicos americanos que ocupou quatro cargos diferentes no governo federal”, como secretário de Estado, do Tesouro, do Trabalho e como diretor de Orçamento na Casa Branca, destacou o Hoover Institute.

Ex-secretária de Estado republicana, Condoleezza Rice saudou o legado de um “grande homem de Estado americano e de um verdadeiro patriota, que tornou o mundo melhor”.

Schultz assumiu a chefia da política externa americana em junho de 1982, quando Reagan estava no cargo havia 18 meses. Durante o governo de Reagan, os EUA melhoraram sua relação com Argentina, Uruguai, Bolívia e Equador, mas não com o Brasil.

Em uma visita a Brasília em 1988, Shultz condenou práticas comerciais protecionistas brasileiras, particularmente as que dificultavam a venda de computadores e produtos de alta tecnologia americanos. Também criticou vendas de armas do Brasil a nações como a Líbia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Palmeiras perde para o Tigres e é eliminado do Mundial de Clubes
África do Sul suspende vacina de Oxford/AstraZeneca após evidências de proteção limitada contra variante do coronavírus
https://www.osul.com.br/morre-george-shultz-secretario-de-estado-de-ronald-reagan-que-ajudou-a-encerrar-a-guerra-fria/ Morre George Shultz, secretário de Estado de Ronald Reagan que ajudou a encerrar a Guerra Fria 2021-02-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar