Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Morre Luiz Vieira, autor da música “Paz do Meu Amor”

Compartilhe esta notícia:

Ele estava internado no Rio de Janeiro.(Foto: Divulgação/Marcello Castelo Branco)

O cantor, compositor e radialista Luiz Vieira, 91 anos, morreu nesta quinta-feira (16). Ele estava internado na Casa de Saúde José, na Zona Sul do Rio, desde a noite de quarta-feira (15).

Nascido em 12 de outubro de 1928, Luiz Vieira foi revelado nos anos 1950. Na década de 1960 fez sucesso com as músicas Prelúdio para ninar gente grande (Menino passarinho) e Paz do meu amor (Prelúdio nº 2).

Ao jornal O Globo, Eurídice Pereira, casada há 30 anos com Vieira, conta que ele já vinha apresentando a saúde fragilizada. Depois de passar a noite internado, ele teve uma parada cardíaca e morreu às 7h30min desta quinta-feira.

Dono de mais de 500 canções e muitos sucessos como Prelúdio para ninar gente grande (Menino passarinho) e Paz do meu amor, o compositor pernambucano de Caruaru (PE) começou a trajetória artística ainda criança. Antes de se tornar um artista reconhecido, trabalhou em diversas funções. Chofer de caminhão, motorista de táxi e engraxate foram algumas delas.

No entanto, aos 8 anos, já produzia a primeira composição. Quando se mudou para o Rio de Janeiro, aos 10 anos, deu os traços iniciais ao caminho artístico. Foi criado pelo avô em Alcântara, no município de São Gonçalo, e na década de 1940 começou a se apresentar como crooner em bares da Lapa. Durante sua passagem pela Rádio Tamoio, tornou-se o “príncipe do baião” quando se apresentou ao lado de Luiz Gonzaga no programa “Salve o Baião”. Vieira fez sucesso nos anos 1950 como radialista nas rádios Record e Tupi.

A preferência de estilo estava nas românticas valsas e samba-canções. O cantador, como gostava de ser chamado, fez sucesso com a voz, mas também com a caneta. As composições de Luiz Vieira foram regravadas por diversos artistas como Caetano Veloso, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Rita Lee, Maria Bethânia e Nara Leão.

Em outubro de 2018, foi realizado um show em São Paulo como tributo aos 90 anos do artista. A homenagem contou com a presença de nomes como Daniel, Renato Teixeira, Zeca Baleiro, Sérgio Reis, Claudette Soares, Edy Star, Maria Alcina, As Galvão, Verônica Ferriani e Ayrton Montarroyos. Em 2019, o disco Luiz Vieira 90 anos, em homenagem ao compositor, foi lançado.

Em nota, a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo, lamentou a morte do artista: “seu legado permanecerá na cultura caruaruense”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A IBM criou uma solução que projeta legendas em frente aos olhos
Anitta faz promoção e leva fãs a festa em sua mansão no Rio
https://www.osul.com.br/morre-luiz-vieira-autor-da-musica-paz-do-meu-amor/ Morre Luiz Vieira, autor da música “Paz do Meu Amor” 2020-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar