Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A IBM criou uma solução que projeta legendas em frente aos olhos

Compartilhe esta notícia:

Aplicação gera texto em closed caption e pode ser usada em uma conversa presencial. (Foto: Divulgação)

Um engenheiro da IBM no Peru desenvolveu uma aplicação que gera legendas em closed caption na frente dos olhos de uma pessoa enquanto ela conversa com outras pessoas. Criada usando a solução de inteligência artificial IBM Watson, a ferramenta foi batizada de ‘Vision D’.

O código de programação é open source, ou seja, está liberado de graça na internet para desenvolvedores aprimorarem o modelo da tela, trocarem atualizações e propostas.

A tecnologia foi desenvolvida principalmente para pessoas com deficiência auditiva porque o visor permite acompanhar na legenda o que é dito na conversa, sem perder contato visual e sem que os interlocutores precisem usar língua de sinais. Também é possível converter a conversa para mensagens de texto no smartphone.

Inclusão e empatia

“Participo de grupos de trabalho e congressos com diversidade de talentos. Me chamou a atenção a dificuldade que tinham os participantes com deficiência auditiva para manter a interação nas conversas e apresentações”, diz o engenheiro Leoncio Huamán, consultor na unidade de Cognitive Process Transformation da IBM no Peru e criador do ‘Vision D’.

“Isso me motivou a criar uma ferramenta para inclusão dessas pessoas, para que a deficiência auditiva não seja um obstáculo”, explica Huamán. Os testes e o desenvolvimento do ‘Vision D’ tiveram participação da Associação de Jovens e Adolescentes Surdos do Peru.

A criação do ‘Vision D’ rendeu ao engenheiro prêmio ‘Inovadores com menos de 35 anos’, concedido pelo MIT Technology Review, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (EUA). A invenção também foi premiada pela Universidade Ricardo Palma, em Lima (Peru), no concurso ‘Criatividade Electrônica URP 2018 II’ do curso de Engenharia Eletrônica.

YouTube

Um estudo realizado em seis países indica que o YouTube está impulsionando conteúdo desinformativo sobre as mudanças climáticas — marcas reconhecidas estão ajudando a financiá-los, inadvertidamente.

O relatório, produzido pela plataforma de campanhas Avaaz, analisou os vídeos recomendados pela plataforma a usuários que buscaram os termos global warming (aquecimento global), climate change (mudança climática) e climate manipulation (manipulação climática) entre agosto e dezembro de 2019.

Entre os cem vídeos mais sugeridos pelo YouTube (incluindo a barra de recomendações ao lado direito da tela e os conteúdos exibidos automaticamente após outros vídeos) na busca por “aquecimento global”, 16% continham informações que, depois de checadas pela equipe da Avaaz, foram consideradas comprovadamente falsas ou enganosas.

O percentual cai para 8% quando são considerados os vídeos mais recomendados na busca por “mudança climática”, e cresce para 21% para o termo “manipulação climática”.

Para analisar o conteúdo dos vídeos, a plataforma de campanhas contrapôs os dados apresentados àqueles divulgados por organizações como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a Nasa, a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) e também à literatura científica disponível.

O conteúdo encontrado inclui afirmações de que não há ocorrência de mudança climática significativa, de que a ação humana não é realmente responsável por ela e até de que não há muito que possamos fazer para reduzir ou mitigar seus impactos.

A análise foi conduzida em Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Morre Luiz Vieira, autor da música “Paz do Meu Amor”
O maior jornal do Canadá disse que o príncipe Harry e sua mulher, a duquesa Meghan Markle, não são “bem-vindos”
https://www.osul.com.br/a-ibm-criou-uma-solucao-que-projeta-legendas-em-frente-aos-olhos/ A IBM criou uma solução que projeta legendas em frente aos olhos 2020-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar