Sexta-feira, 25 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 10 de março de 2020
As mortes por Covid-19 ultrapassaram os 4 mil em todo o mundo nesta terça-feira (10), segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins. A universidade americana aponta 4.087 vítimas fatais pela doença, com 77% das vítimas na China: 3.140.
A Itália amanheceu com as ruas desertas nesta terça-feira após o governo ampliar as medidas de restrição de deslocamento para todo o país em uma tentativa de conter o pior surto de coronavírus da Europa.
O país tem o maior número de casos de Covid-19 fora da Ásia – são 10.149 pessoas confirmadas com a doença e, até o momento, 631 mortes.
As medidas anunciadas na segunda pelo premiê Giuseppe Cont, ampliaram os isolamentos já em vigor na região da Lombardia, no norte da Itália, e em províncias vizinhas. Elas valem para toda a Itália até, ao menos, 3 de abril. Veja quais são:
Circulação de pessoas entre cidades fica restrita a motivos relacionados a trabalho ou saúde; passageiros devem ter uma declaração com a justificativa da viagem, que pode ser checada;
Proibição de reuniões públicas, inclusive cerimônias religiosas como funerais e casamentos;
Fechamento de bares e restaurantes deve ocorrer no máximo até as 18h;
Fechamento de escolas e faculdades;
Suspensão de todos os eventos esportivos, incluindo futebol;
Limitação de visitas em hospitais e outras unidades de saúde.
“O futuro da Itália está em nossas mãos. Vamos todos fazer nossa parte, abdicando de algo pelo nosso bem estar coletivo”, tuitou Conte, encorajando as pessoas a se comprometerem individualmente.
No decorrer do dia, as ruas de Roma estavam mais quietas que o normal. Moradores da cidade encontravam lugares com facilidade no metrô normalmente lotado durante o horário de pico matinal.
“Toda a Itália está fechada agora” foi a manchete do jornal “Corriere della Sera”.
A Espanha fechou escolas de várias regiões, suspendeu voos da Itália e fechou a câmara baixa do Parlamento durante ao menos uma semana depois que um parlamentar foi diagnosticado com coronavírus, na esperança de conter um surto crescente.
A Espanha, quarta maior economia da zona do euro, relatou 35 mortes e 1.622 casos confirmados de coronavírus nesta terça-feira, um aumento de dez vezes em uma semana – o que a torna um dos países mais atingidos da Europa, embora ainda muito atrás da Itália.
Durante reunião de gabinete semanal, o governo decidiu suspender todos os voos diretos da Itália por pelo menos duas semanas a partir desta quarta-feira.
O parlamentar de extrema-direita Javier Ortega Smith foi diagnosticado com o vírus e seu partido disse que todos seus parlamentares trabalharão em casa até segunda ordem, o que levou a câmara baixa a suspender as atividades durante uma semana.