Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2025
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a prefeitura de Charqueadas (Região Carbonífera) assinaram protocolo de intenções para ampliar a extensão territorial do projeto “Scala Al City – Cidade de Data Centers”. Por meio do documento, a empresa estende ao município um acordo firmado em novembro de 2024 com a Eldorado do Sul.
Com investimento inicial de R$ 3 bilhões, a estrutura será o primeiro distrito industrial desse tipo no País. A maior área do empreendimento do setor digital será localizada em Eldorado do Sul, uma das cidades gaúchas mais afetadas pelas enchentes de maio do ano passado.
No protocolo ficou definido que a empresa fará o investimento e instalação da estrutura, além de ações voltadas à responsabilidade social. Cabe às prefeituras envolvidas o suporte necessário aos fornecedores da cadeia produtiva do projeto, bem como a integração às diretrizes estratégicas locais e, com apoio do governo estadual, o auxílio às demandas com os órgãos municipais competentes para análise do empreendimento.
Para o titular da Sedec, Ernani Polo, a expansão para o município vizinho demonstra a grandiosidade da iniciativa: “O investimento da Scala é um indicativo de que o Estado está colaborando, dentro do que nos compete, para viabilizar as operações desse empreendimento, que deverá reposicionar o Rio Grande do Sul como polo de infraestrutura digital e inteligência artificial”.
O prefeito em exercício de Charqueadas, André Sippel, complementou: “Essa empresa vem revolucionar a nossa região, como também Eldorado. Quero agradecer ao secretário Ernani Polo e a toda a sua equipe, que está dando o apoio necessário para o projeto”. O diretor jurídico da Scala, Fábio Alves, representou a empresa da cerimônia de assinatura do termo.
Saiba mais
No dia 11 de setembro do ano passado, o governo do Rio Grande do Sul e a Scala Data Centers assinaram protocolo de intenções com a prefeitura de Eldorado do Sul para viabilizar a construção de uma “cidade de data centers”. O projeto prevê a montagem do primeiro distrito industrial de data centers do País.
Empresa, prefeitura e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico estimam que o empreendimento vai gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos somente em sua primeira fase. Além disso, contribuirá para movimentar toda uma cadeia econômica de fornecedores e mão-de-obra de setores como energia, construção civil e telecomunicações.
Para quem não está familiarizado ao termpo, “data center” é um espaço físico que abriga servidores e outros equipamentos de tecnologia da informação, tais como unidades de armazenamento, sistemas de rede e programas de computados, a fim de armazenar, processar e distribuir dados e aplicações.
Esse tipo de estrutura é essencial para o funcionamento de muitas empresas e serviços online, garantindo a disponibilidade e o desempenho de aplicações e dados. No foco está a garantia de um ambiente seguro como os utilizados por gigantes do setor como Google, Amazon e Facebook.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul