Segunda-feira, 13 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Não houve ataque [hacker] bem-sucedido”, diz Luís Roberto Barroso sobre suposto vazamento de informações do Tribunal Superior Eleitoral

Compartilhe esta notícia:

Segundo o ministro, uma falha em processadores de um computador provocou lentidão na totalização dos votos e, consequentemente, na divulgação dos resultados. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou que o tribunal não sofreu um “ataque [hacker] bem sucedido” neste domingo (15), primeiro turno das eleições de 2020. Circularam nas redes sociais mensagens e posts de blog afirmando que o tribunal foi vítima de vazamento de informações no dia da eleição, com a divulgação de bases de dados de funcionários públicos.

“Há informação na imprensa de que teria havido um ataque com vazamento de informações sobre os servidores. Nada ocorreu hoje, nem tampouco nos últimos dias relativamente a ataques”, afirmou Barroso em uma coletiva de imprensa na tarde deste domingo.

Segundo o ministro da Justiça, André Mendonça, a Polícia Federal investiga o caso.

“Nós estamos ainda apurando essa informação, mas não houve ataque bem-sucedido no dia de hoje, e nós temos muitas razões para supor que essas informações vazadas se refiram a ataques antigos. Não saberia ainda precisar de quando, mas certamente posteriores aos momento em que o Tribunal Superior Eleitoral reforçou com a proximidade das eleições seus sistemas de defesa”, disse o ministro.

O ministro ainda afirmou que “eventuais ataques cibernéticos não tem o condão de afetar o processo de votação porque as urnas não funcionam em rede e, portanto, não há esse risco”.

Além disso, segundo o presidente do TSE, o tribunal sofreu uma tentativa de ataque cibernético neste domingo, mas ele foi “neutralizado”.

“Houve uma tentativa de ataque hoje com grande volume de tentativas de acessos simultâneos. Foi totalmente neutralizado pelo TSE e pelas operadoras de telefonia e, portanto, também sem qualquer repercussão sobre o processo de votação”, diz Barroso.

e-Título

Barroso, voltou a comentar sobre as falhas no aplicativo e-Título, que apresentou instabilidades desde cedo neste domingo. O ministro afirmou que, para seu objetivo principal, de identificar o eleitor, a ferramenta tem funcionado muito bem.

Barroso admitiu que o aplicativo da Justiça Eleitoral apresentou instabilidade em dois serviços: o que informa qual a seção eleitoral e o que permite a justificativa no dia da eleição para o eleitor que se encontra fora do domicílio eleitoral.

Nas redes sociais, avolumam-se reclamações, sobretudo, de eleitores que não conseguem justificar a ausência às urnas. Pela manhã, Barroso chegou a dizer que o problema teria ocorrido porque, “numa característica brasileira”, muitos haviam deixado para baixar o aplicativo de última hora.

À tarde, em entrevista coletiva na sede do TSE, Barroso negou ter empurrado a culpa para o eleitor e reconheceu que “o sistema tinha que estar preparado para atender todos agora”.

Segundo ele, a capacidade do sistema ficou comprometida devido às medidas de segurança adicionais que foram tomadas após o ataque que no início do mês derrubou todos os sistemas do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Barroso lembrou que a justificativa por meio do aplicativo era uma funcionalidade nova, criada em razão da pandemia do novo coronavírus, e que quem não conseguiu utilizá-la ainda teve a opção do método usual: comparecer a qualquer seção eleitoral fora de seu domicílio. “Felizmente não está havendo aglomeração”, disse o ministro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral admitiu atraso na divulgação dos votos por problema em sistema
“Sou um homem de 72 anos e que ainda tem sonhos”, diz Tony Ramos
https://www.osul.com.br/nao-houve-ataque-hacker-bem-sucedido-diz-luis-roberto-barroso-sobre-suposto-vazamento-de-informacoes-do-tribunal-superior-eleitoral/ “Não houve ataque [hacker] bem-sucedido”, diz Luís Roberto Barroso sobre suposto vazamento de informações do Tribunal Superior Eleitoral 2020-11-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar