Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Neonazismo em rede social russa dá quatro anos de cadeia para brasileiro

Compartilhe esta notícia:

A ordem judicial foi proferida pela 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo. (Foto: Divulgação/JFSP)

Um simpatizante de ideologias nazistas foi condenado a 4 anos de prisão, em regime fechado, por publicar conteúdos que fazem apologia ao regime ditatorial de Adolf Hitler. A sentença atende a pedidos do MPF (Ministério Público Federal), que havia denunciado o réu por realizar as postagens em 2015 na rede social russa vk.com. Ele poderá recorrer da decisão em liberdade.

A ordem judicial, proferida pela juíza Andréia Moruzzi, substituta na 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo, determina também que, caso a vk.com tenha representantes no Brasil, eles sejam notificados para deletarem imediatamente os conteúdos, ainda disponíveis para acesso. Não havendo responsáveis pela rede social no país, a remoção das publicações deve ser feita por meio de mecanismos de cooperação internacional.

A sentença chama a atenção para a simbologia das postagens do réu, a começar pela foto de seu perfil. Nela, o usuário aparece com o rosto coberto pelo desenho de um crânio com dois ossos cruzados. Embora atualmente menos conhecida que outros signos do nazismo, a chamada “caveira da morte” foi largamente adotada na identificação de unidades do regime totalitário alemão, entre elas a SS, o braço armado do partido de Hitler.

O réu também criou uma página denominada “Misanthropic Division (Brasil)” na mesma rede social. A Misanthropic Division é um grupo paramilitar de extrema-direita que emergiu no contexto das revoltas nacionalistas na Ucrânia em 2014 e participou da derrubada do presidente Viktor Yanukovych. Acusada de diversas violações de direitos humanos no país do leste europeu, a organização exerce grande influência internacional sobre facções neonazistas e chegou a recrutar integrantes no Brasil.

As autoridades identificaram o réu a partir de ações de cooperação policial entre o Brasil e a Rússia. As publicações foram feitas a partir de um dispositivo localizado em Itapecerica da Serra (SP).

 

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Erros de higiene na cozinha colocam a saúde em risco, aponta pesquisa
Intervalo para dose de reforço contra a covid cairá de cinco para quatro meses, afirma Queiroga
https://www.osul.com.br/neonazismo-em-rede-social-russa-da-quatro-anos-de-cadeia-para-brasileiro/ Neonazismo em rede social russa dá quatro anos de cadeia para brasileiro 2021-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar