Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Nos Estados Unidos, Eduardo Leite apresenta ações de enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

No Atlantic Council, governador gaúcho falou como foi conduzida a transformação da economia gaúcha nos últimos três anos.

Foto: Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini
No Atlantic Council, governador gaúcho falou como foi conduzida a transformação da economia gaúcha nos últimos três anos. (Foto: Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini)

No segundo e último dia da comitiva estadual em Washington DC, nesta quinta-feira (10), o governador Eduardo Leite foi convidado para participar de uma conversa no Atlantic Council, think tank americano no campo das relações internacionais.

Intitulada “A state-level perspective on Brazil’s path ahead: a conversation with governor Eduardo Leite” (Uma perspectiva em nível estadual sobre os rumos do Brasil: uma conversa com o governador Eduardo Leite), a conversa foi mediada pela diretora associada no Adrianne Arsht Latin America Center, Valentina Sader, e girou em torno de diversos assuntos.

O governador respondeu perguntas sobre o enfrentamento à pandemia no RS e no Brasil, sobre a participação dos entes subnacionais no combate à doença, e também sobre a forma como a transformação na economia gaúcha foi conduzida nos últimos três anos. Por fim, Leite também falou sobre sua trajetória política e sobre política nacional.

Em seguida, o governador participou de mesa redonda com especialistas do conselho, e também respondeu perguntas sobre assuntos variados, como a perspectiva econômica para o Brasil e os desafios que o RS ainda deverá enfrentar nos próximos anos.

Monitoramento

No começo da tarde desta quinta, o governador fez uma visita à George Washington University, onde foi convidado a falar sobre a experiência do RS no combate à pandemia de coronavírus. Com o título “Managing the pandemic at subnational levels – The case of Rio Grande do Sul”, a apresentação trouxe um cronograma de enfrentamento, desde a confirmação do primeiro caso de covid-19 no RS, há exatos dois anos (10/3/2020), até a criação do modelo de Distanciamento Controlado, em maio de 2020, e do Sistema 3As de Monitoramento, em maio de 2021.

Desde o início da pandemia, o Estado monitora os indicadores de casos, internações e óbitos nas 21 regiões Covid (divisão criada para o modelo de Distanciamento Controlado e utilizada até o momento). A partir das inflexões identificadas, o Gabinete de Crise pode definir ações a serem tomadas, em nível local, para frear o contágio pelo vírus.

“Foi um grande desafio, especialmente porque, antes de uma pandemia, tínhamos de lidar com a profunda crise fiscal que existia no RS. Tivemos de adotar medidas rápidas e eficazes, que não faziam parte inicialmente da agenda de governo. Com o fundamental e amplo apoio de servidores públicos, da sociedade e da comunidade científica, o Estado enfrentou a pandemia com base em evidências científicas, com diálogo constante com os municípios e com transparência completa de dados”, lembrou Leite.

Ainda na George Washington University, mais especificamente na Elliott School of International Affairs, o governador e a comitiva foram recebidos por Nicolas Vonortas, professor do Departamento de Economia da universidade do Instituto para Políticas Internacionais de Ciência e Tecnologia (Institute for International Science and Technology Policy), que apresentou as ações do governo americano no que diz respeito à ciência, inovação e tecnologia.

Após a apresentação, o governador respondeu a perguntas de professores e de estudantes da universidade.

Ainda nesta quinta (10), o governador terá reuniões no Departamento de Estado dos Estados Unidos e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Polícia prende em Tramandaí suspeito de atirar pedra que feriu jogador em ônibus do Grêmio
Bolsonaro promete reeditar decreto que afeta Zona Franca de Manaus
https://www.osul.com.br/nos-estados-unidos-eduardo-leite-apresenta-acoes-de-enfrentamento-a-pandemia-no-rio-grande-do-sul/ Nos Estados Unidos, Eduardo Leite apresenta ações de enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Sul 2022-03-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar