Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo gaúcho inaugura novo Centro de Referência da Mulher em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Evento foi prestigiado por lideranças femininas e autoridades.

Foto: O Sul
Evento foi prestigiado por lideranças femininas e autoridades. (Foto: O Sul)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o governo do Estado do Rio Grande do Sul inaugurou o novo Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo (CRM), em Porto Alegre. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite e de Fabrício Peruchin, titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, pasta responsável pelo centro.

Dividido em dois andares, o espaço foi pensado para proporcionar acolhimento às mulheres em vulnerabilidade. A estrutura conta com salas de atendimento, de espera e de teleconferência – para contatos com os municípios e treinamentos e atendimentos a distância –, além de brinquedoteca, para acolher as crianças durante o atendimento das mães.

O prédio conta com acessibilidade e entradas reservadas para atendimento de demandas complexas. Há uma sala especial para atendimento a pessoas com deficiência e banheiro adaptado para PCD.  O centro dispõe, também, de uma sala de monitoramento, onde é realizado o acompanhamento de dados e estatísticas e o mapeamento da Rede de Proteção e do perfil das vítimas, viabilizando o preparo de relatórios para observação e análise.

Eduardo Leite lembrou da importância da igualdade de gênero e do respeito às mulheres. “Além de atender a mulher em situação de violência, esse é para ser o espaço que encaminha as mulheres para serviços da área da saúde, desenvolvimento profissional, financiamentos e políticas de crédito para a mulher empreendedora, educação, emprego e renda. Um serviço referencial para que a mulher tenha a garantia plena dos seus direitos e possa usar todos os serviços que o estado proporciona”, compartilhou o governador.

Secretárias de diversas pastas do Estado estiveram presentes na cerimônia de inauguração. Foto: Maurício Tonetto/Secom

De acordo com o secretário Fabrício, o espaço deve se consolidar como uma referência para a capacitação de outros postos avançados de CRM no interior do estado. “Nós sabemos que existe a violência contra a mulher e nós temos que trabalhar fortemente para erradicar esse problema do nosso país. O povo gaúcho tem que saber que o governo do Estado apoia essa causa”, afirmou.

A comunicadora Ali Klemt e a diretora-geral da Rede Pampa, Christina Gadret, prestigiaram a cerimônia. Foto: O Sul

No centro de referência, serão realizados diversos tipos de atendimentos voltados ao acolhimento de mulheres em situação de violência, em um trabalho conjunto realizado por psicólogas, advogadas e assistentes sociais. Até então, o serviço vinha sendo ofertado, temporariamente, no subsolo do estacionamento do Centro de Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

A diretora do Departamento de Política Pública para a Mulher da SJCDH, Tábata Bier, explicou que as instalações anteriores impunham limitações ao atendimento do público final. “A gente percebeu que o CRM precisava de um lugar maior. Não tinha como a gente ser referência, se a gente não tivesse todas as normativas implementadas, se não fosse realmente um espaço inspirador”, contou. “Com o novo centro, a gente consegue fazer o atendimento de forma ampliada, atender as mulheres por videoconferência, oferecer treinamento pros centros municipais e fazer o monitoramento dos dados dos atendimentos em todo o estado, ampliando o alcance da política pública.”

Durante o evento, também ocorreu a entrega do Ônibus Lilás, que recebeu nova identidade visual e passou por consertos mecânicos. O veículo é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora de Porto Alegre, permitindo o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência em outros locais do estado.

O ônibus é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa, banheiro e uma equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Brigada Militar divulga resultados criminais de cinco das maiores cidades gaúchas
Canoas terá desfile de Carnaval nos dois próximos domingos
https://www.osul.com.br/novo-centro-de-referencia-da-mulher-porto-alegre/ Governo gaúcho inaugura novo Centro de Referência da Mulher em Porto Alegre 2024-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar