Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Novo medicamento contra HIV facilita o tratamento e aumenta a qualidade de vida

Compartilhe esta notícia:

O remédio combina as substâncias lamivudina e dolutegravir sódico em um só comprimido. (Foto: Reprodução)

O neurocirurgião Fernando Gomes comentou sobre o novo medicamento aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra o vírus HIV, responsável pela Aids.

O remédio combina as substâncias lamivudina e dolutegravir sódico em um só comprimido e pode reduzir a quantidade do vírus no corpo humano, mantendo-o em um nível considerado baixo.

Para Gomes, o tratamento facilitará a vida dos portadores do HIV, que poderão gerenciar o uso de pílulas, administradas de forma contínua, de maneira muito mais simples. “Até mesmo os efeitos colaterais e a relação difícil com tantos comprimidos deixa de existir. Tanto na distribuição quanto na própria utilização do dia a dia, isso funciona de forma muito positiva, porque a posologia acaba implicando na qualidade de vida”, destacou o neurocirurgião.

“Se tenho que tomar um comprimido, uma vez por dia, e eu estou ok com o tratamento e a manutenção da minha saúde, é tudo muito mais fácil”, ressaltou o médico.

O medicamento é indicado para ser administrado em pessoas acima de 12 anos com mais de 40 quilos, sem histórico de tratamento antirretroviral ou em substituição a um tratamento em pessoas com supressão virológica.

Com o remédio, as substâncias inibem a multiplicação do vírus dentro das células do corpo humano, garantindo o nível habitual das células T CD4 positivas, que fazem a defesa do organismo. “Elas [as substâncias] têm um papel bioquímico importante quando o vírus tenta fazer o trabalho dele de destruição da célula e integração do material genético”, explicou o neurocirurgião.

Fernando Gomes também avaliou as dificuldades no combate ao vírus HIV, mesmo depois de quase três décadas de pesquisas. “O vírus do HIV tem uma característica que chama bastante a atenção, porque ele ataca as células de defesa do sistema imunológico. Essas células são as responsáveis pela destruição do próprio vírus”, disse o profissional.

“É como se você afetasse a segurança do corpo e, portanto, você abre um flanco grande tanto para a própria manifestação clínica da doença quanto para infecções oportunistas e diversos tipos de câncer”, concluiu Gomes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Google anuncia os melhores aplicativos de 2021 para Android no Brasil
Casa Gucci: Herdeiros da família protestam contra o filme
https://www.osul.com.br/novo-medicamento-contra-hiv-facilita-o-tratamento-e-aumenta-a-qualidade-de-vida/ Novo medicamento contra HIV facilita o tratamento e aumenta a qualidade de vida 2021-11-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar