Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Novo ministério unificará políticas de comunicação, diz governo

Compartilhe esta notícia:

O deputado Fábio Faria (PSD-RN) ficará à frente da nova pasta.

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
O deputado federal (foto), que é genro do empresário Silvio Santos, assume o 23º ministério do governo. (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

O governo federal editou MP (medida provisória) recriando o Ministério das Comunicações. O órgão havia sido incorporado ao Ministério da Ciência e Tecnologia durante a gestão de Michel Temer, em 2016, na formação do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). O deputado Fábio Faria (PSD-RN) ficará à frente da nova pasta.

O órgão manterá as funções de política pública que antes estavam na pasta comandada por Marcos Pontes e ganhou também as atividades de comunicação institucional, até então a cargo da Secom (Secretaria de Comunicação), dirigida por Fábio Wajngarten que, agora, será o secretário-executivo do novo órgão.

Entre as atribuições da Secom está a coordenação da comunicação de governo, das ações de publicidade e da atuação nas mídias digitais. Vinculada à Secom também está a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que controla a Agência Brasil, a TV Brasil e diversas rádios, como a Rádio Nacional, a Rádio Nacional da Amazônia e a Rádio MEC.

De acordo com a MP 980, ficam sob a responsabilidade do novo Ministério das Comunicações as políticas nacionais de radiodifusão, de telecomunicações, os serviços postais, a política nacional de comunicação e divulgação do governo federal, o relacionamento do Executivo com a imprensa, a pesquisa de opinião pública e o sistema brasileiro de televisão pública.

Na quarta-feira (10) à noite, o presidente Jair Bolsonaro falou na saída do Palácio do Alvorada a respeito da medida. “Não haverá aumento de despesas, nenhum cargo foi criado a não ser o ministro. Conversei com Marcos Pontes, não teve nenhum problema. Não é um profissional do setor, mas tem conhecimento, até por aquela vida que tem junto à família do Silvio Santos”, declarou.

Fábio Faria é genro de Silvio Santos, empresário que comanda a rede de televisão SBT. Além disso, é integrante do PSD, partido do centrão com quem o presidente está construindo aproximação para obter base no Congresso.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ainda que, no caso da EBC, o intuito é tirar a emissora da empresa (TV Brasil) do “traço” (termo utilizado para apontar baixa audiência de uma estação de TV) e, em seguida, privatizar a empresa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Europa teme segunda onda precoce do coronavírus após protestos em massa, mas prepara abertura gradual. Brasil pode ficar de fora
São Paulo passa de 10 mil mortes por coronavírus; Rio de Janeiro tem mais de 7 mil
https://www.osul.com.br/novo-ministerio-unificara-politicas-de-comunicacao-diz-governo/ Novo ministério unificará políticas de comunicação, diz governo 2020-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar