Quinta-feira, 19 de junho de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Veículos Novo Volkswagen Polo Track deve acabar com Gol, Fox e Up no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Polo Track será o novo carro de entrada da fabricante no Brasil. (Foto: Divulgação)

A conferência anual de mídia do Grupo Volkswagen revelou uma notícia que vai impactar muito o mercado brasileiro. A fabricante confirmou o novo Polo Track para o Brasil e disse que será “um carro de entrada para a região”. Sendo assim, tudo indica o fim de Gol, Fox e Up por aqui.

Durante e conferência, o diretor financeiro global da Volkswagen, Alexander Seitz, disse que a fabricante está trabalhando para melhorar os custos no mercado brasileiro, o que inclui ajustes em algumas plantas. E o Polo Track, chamado de Polo LA K1 internamente, deve simbolizar essas mudanças.

O modelo será produzido na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, que ainda não fabrica nenhum carro com a plataforma modular MQB. Essa informação já tinha sido revelada em setembro do ano passado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) em uma nota divulgada sobre a negociação com a fabricante para manter os empregos na fábrica.

Atualmente, Up, Gol e Voyage são produzidos na fábrica de Taubaté.

O Polo terá uma reestilização global no segundo semestre deste ano. Na Europa, o modelo será vendido já em 2021 e a chegada ao Brasil deve ficar só para 2022. É provável que o Polo Track chegue junto com essa reestilização, porém, deve manter o design do atual e o motor 1.0 MPI de até 84 cv. Mas vale dizer que nenhuma informação oficial sobre o lançamento foi revelada.

O Polo 1.0 MPI de entrada é vendido por R$ 63.490, enquanto a versão topo de linha, Highline, que traz câmbio automático de 6 marchas e motor 1.0 TSI, parte de R$ 97.290. Há também a versão com apelo esportivo, GTS, que conta com motor 1.4 TSI e custa R$ 114.890.

Up, Gol e Fox

O único do trio que tem bom volume de vendas é o VW Gol, que no ano passado foi o quarto carro mais vendido do Brasil – 71.151 unidades emplacadas. Já o Fox (32º) vendeu 20.382 carros, enquanto o Up (56º) emplacou somente 6.924 modelos.

Outros fatores ainda pesam para Up, Gol e Fox, como as plataformas da família PQ, que estão sendo aposentadas pela fabricante para dar lugar justamente a plataforma MQB.

A portaria 518/2015 do Contran, que exigiu novos itens de segurança para os carros fabricados no Brasil, também já foi um problema. A lei obriga que os veículos vendidos no país tenham encosto de cabeça e cinto de três pontos retrátil para todos os ocupantes, além de ao menos um assento com pontos de fixação para cadeirinhas do tipo Isofix e Latch.

O caso do Up! foi o mais curioso. Projetado na Alemanha, o compacto foi homologado para quatro passageiros por lá. Porém, no Brasil, o carro foi homologado para cinco ocupantes. Por conta disso, a Volkswagen teve que adaptar um encosto de cabeça e um cinto de dois pontos para o passageiro do meio.

Para se livrar das novas determinações do Contran, e evitar investimentos maiores, a Volkswagen do Brasil decidiu lançar o Up 2021 com apenas quatro lugares. Prova de que o futuro do carrinho está comprometido.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Veículos

Edição especial da BMW pode ser comprada pelo Instagram
Porsche 911 RSR pilotado por Pablo Escobar e Emerson Fittipaldi está à venda por mais de 12 milhões de reais
https://www.osul.com.br/novo-volkswagen-polo-track-deve-acabar-com-gol-fox-e-up-no-brasil/ Novo Volkswagen Polo Track deve acabar com Gol, Fox e Up no Brasil 2021-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar