Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O aumento da produção de vacinas contra o coronavírus provoca a corrida por seringas em todo o mundo

Compartilhe esta notícia:

Países precisam de 8 bilhões a 10 bilhões de seringas apenas para a vacinação contra o coronavírus, dizem especialistas. (Foto: Reprodução)

Enquanto os países lutam para garantir doses de vacina suficientes para ajudar a acabar com a pandemia, uma nova competição está se desenrolando por seringas para aplicar os imunizantes. Simplesmente não há um número suficiente delas.

Autoridades dos Estados Unidos e da União Europeia disseram que precisam de mais. E em janeiro, o Brasil restringiu as exportações de seringas e agulhas quando seus esforços de vacinação foram insuficientes. Para complicar ainda mais o desafio, não é qualquer seringa que resolverá o problema.

O Japão revelou no mês passado que poderia ter que descartar milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech se não pudesse garantir seringas suficientes para extrair uma sexta dose dos frascos.

Em janeiro, a Food and Drug Administration, órgão equivalente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos Estados Unidos, informou aos profissionais de saúde americanos que poderiam extrair mais doses dos frascos da Pfizer depois que os hospitais de lá descobriram que alguns continham o suficiente para uma sexta — ou até sétima — dose.

O mundo precisa de 8 bilhões a 10 bilhões de seringas apenas para a vacinação contra a Covid-19, dizem os especialistas.

Nos anos anteriores, apenas 5% a 10% das estimadas 16 bilhões de seringas usadas em todo o mundo foram destinadas à vacinação e imunização, disse Prashant Yadav, pesquisador sênior do Center for Global Development, um think tank em Washington, e especialista em saúde e cadeias de abastecimento de cuidados.

Nações mais ricas como Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha injetaram bilhões no desenvolvimento de vacinas, mas pouco investimento público foi feito para expandir a fabricação de seringas, disse Yadav. A indústria acelerou para atender à demanda.

A Becton, Dickinson and Company, que é o maior fabricante mundial de seringas e tem sede em Nova Jersey, nos EUA, disse que estava produzindo 2 mil unidades por minuto para atender a pedidos de mais de um bilhão.

Os Estados Unidos e a China estão lado a lado nas exportações de seringa, com embarques anuais combinados no valor de US$ 1,7 bilhão, sendo a empresa de pesquisas Fitch Solutions.

Embora a Índia seja um pequeno jogador no mercado global, a empresa Hindustan Syringes & Medical Devices, de Ballabgarh, um dos maiores fabricantes de seringas do mundo, gastou milhões de dólares na preparação de suas fábricas de seringas para o processo de vacinação.

Rajiv Nath, o diretor administrativo da empresa, contratou 500 trabalhadores para operar em suas linhas de produção, que geram mais de 5.900 seringas por minuto em fábricas espalhadas em um distrito industrial fora de Nova Déli. A empresa produz cerca de 2,5 bilhões de unidades por ano e planeja aumentar para 3 bilhões em julho.

Nath diz ter vendido 50 milhões de seringas para o governo japonês e mais de 400 milhões para a Índia sustentar sua campanha de vacinação contra a Covid-19, uma das maiores do mundo.

Outros países e entidades aguardam na fila, incluindo a Unicef. Em novembro, a agência das Nações Unidas para crianças anunciou que estava procurando seringas desesperadamente. E não serviria qualquer uma. Elas tinham que ser menores do que o normal e quebrar se usadas uma segunda vez, para evitar a propagação de doenças por meio da reutilização acidental.

Mais importante: a Unicef precisa das seringas imediatamente em grandes quantidades. A empresa deve começar a despachar 3,2 milhões de seringas em breve, disse a Unicef, desde que passem por outra verificação de qualidade. E Nath se ofereceu para produzir cerca de 240 milhões a mais.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Os Estados Unidos detiveram 100 mil imigrantes na fronteira com o México em fevereiro
Os cinemas de Nova York reabrem após um ano fechados por causa da pandemia
https://www.osul.com.br/o-aumento-da-producao-de-vacinas-contra-o-coronavirus-provoca-a-corrida-por-seringas-em-todo-o-mundo/ O aumento da produção de vacinas contra o coronavírus provoca a corrida por seringas em todo o mundo 2021-03-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar