Sábado, 01 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de fevereiro de 2021
Jogando no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (8), o Grêmio venceu o Botafogo por 5 a 2, em partida válida pela trigésima-quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado interrompeu uma sequência histórica de sete partidas sem vitória do Tricolor gaúcho e permitiu que a equipe sob o comando de Renato Portaluppi subisse do sétimo para o sexto lugar na tabela (56 pontos).
Já o time carioca continua na lanterna (24 pontos), matematicamente rebaixado à Série B desde a rodada anterior.
Para o Grêmio, os gols foram marcados por Alisson, Jean Pyerre, Churín e Matheus Henrique (duas vezes). Pelo Botafogo, descontaram Navarro e Matheus Babi.
O próximo compromisso do time gaúcho no torneio está marcado para as 20h30min de domingo (14), na Arena, tendo como adversário o São Paulo. Atualmente na quarta colocação, o time não tem mais chances de título nacional mas também busca uma vaga na Copa Libertadores da América.
Resumo da partida
Ambas as equipes tiveram desfalques por lesão. O Alvinegro repetiu a aposta nos jovens e não pôde contar com o lateral esquerdo Victor Luis, que sentiu desconforto no músculo anterior da coxa esquerda e foi poupado. No lado do Tricolor, o zagueiro Kannemann não ficou nem no banco, pelo mesmo motivo.
Apesar do Botafogo iniciar a partida criando algumas oportunidades no ataque, foram os gremistas que marcaram primeiro. Logo aos 6 minutos de bola rolando, após uma boa jogada coletiva, Alisson recebeu um belo passe de Jean Pyerre e mandou para o fundo das redes, abrindo o marcador.
Já o segundo gol nasceu aos 16 minutos, em cobrança de falta da intermediária, pela meia direita. Jean Pyerre cobrou direto, mandando no canto esquerdo da meta carioca, ampliando a contagem.
A etapa complementar seguiu favorável para os gremistas. Aos 8 minutos, Diego Churín assinalou o terceiro gol de pênalti sobre o rival. Mas o Botafogo respondeu dois minutos depois, com Rafael Navarro, que conseguiu ganhar da marcação e descontar para o time carioca.
Aos 28 minutos, depois de uma jogada envolvente, o Grêmio chegou ao quarto gol. Matheus Henrique recebeu, ajeitou e finalizou forte, assinalando um golaço.
E não parou por aí: aos 32 minutos, Isaque deu um passe de letra para o volante mais uma vez chutar forte e marcar o quinto gremista. Os donos da casa ainda descontaram com Matheus Babi, aos 36 minutos.
Ficha técnica
– Botafogo: Diego Loureiro, Kevin, Kanu, Sousa e Hugo (Warley); Zé Welison (Kayque), Caio Alexandre e Romildo (Matheus Babi); Cesinha (Marcelo Benevenuto), Matheus Nascimento e Rafael Navarro (Lecaros). Técnico: Lúcio Flávio (interino).
– Grêmio: Paulo Victor, Vanderson (Ferreira), Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Maicon (Lucas Silva), Matheus Henrique (Thaciano), Jean Pyerre; Alisson (Rodrigues), Pepê e Churín (Isaque).Técnico: Renato Portaluppi.