Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| O mercado brasileiro de automóveis começa a reagir e apresenta crescimento em novembro

Compartilhe esta notícia:

A suspensão da produção ocorre devido à greve dos caminhoneiros. (Foto: Reprodução)

O mercado de veículos leves retomou o crescimento. Dados da Fenabrave (Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontam que o segmento cresceu 10% no acumulado de janeiro a novembro quando comparado com o mesmo período do ano passado. Mais de 1,96 milhão de unidades foram comercializadas nesses meses no Brasil. Novembro agora cresceu 0,4% em relação a outubro e 13,6% na comparação com o mesmo mês de 2016, um salto de 173,5 mil veículos para 197,2 mil.

No mês passado, as 197,2 mil unidades emplacadas significam que a média diária ultrapassou a marca de 10,3 mil unidades comercializadas. Foi o maior volume de vendas verificadas desde abril de 2015.

Na comparação de novembro com outubro, a média diária do mês passado foi 11% superior. Em outubro foram emplacados 9,3 mil unidades em cada um dos 21 dias úteis do mês. Quando os números são confrontados com novembro de 2016, o aumento é ainda mais expressivo: 19,6%, apesar de o mês ter tido três feriados este ano e apenas 19 úteis.

Na avaliação do presidente da Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Alarico Assumpção Júnior, o resultado de novembro ratifica a recuperação do setor: “A alta nos índices de confiança e a contínua queda na inadimplência, que registrou o menor índice desde 2011, fez com que o comprador voltasse às concessionárias. O aumento da oferta de crédito também tem impulsionado o crescimento do mercado neste momento e incentivado o cliente a efetivar sua compra”, declara.

Automóveis em alta

Os automóveis seguem elevando o resultado total do segmento. De janeiro a novembro, eles foram responsáveis pelo aumento de 10,9% na comparação com mesmo período de 2016, fechando com um total de 1,68 milhão de unidades comercializadas. O mês de novembro registrou 168,8 mil emplacamentos, o que representa um crescimento de 1,23% sobre outubro e de 13,5% em relação a novembro do ano passado.

Na fatia dos comerciais leves foi verificado um crescimento nas vendas de 5,3% entre janeiro e novembro na comparação com igual período do ano passado. Em novembro deste ano, no entanto, os emplacamentos foram 4,7% menores em relação ao mês de outubro. Quando observados os números de novembro de 2016, novamente um salto, de 14%.

Exportações e emprego

A venda de veículos para o exterior aumentou 18,7% em novembro, na comparação com outubro, passando de 73 mil unidades. Em relação a novembro do ano passado, as exportações aumentaram 28,8% e, no acumulado do ano, 53,3%, alcançando 700,893 mil unidades. “Foi um mês excepcional: 73 mil é um número de recorde histórico para o mês. O acumulado de mais de 700 mil também é uma excelente notícia e outro recorde. Mostra o esforço feito pelas empresas, a melhoria na questão cambial e a evolução tecnológica dos produtos”, afirmou Megale.

Segundo a Anfavea, o emprego no setor ficou estável em novembro, com queda de 0,3%, na comparação com outubro. Em relação a novembro do ano passado, houve alta de 2,5%. De acordo com a Anfavea, foram “pequenas variações” normais.

“Mês passados, tinhamos 3.528 pessoas em lay-off e PSE [Programa Seguro-Emprego] e neste mês temos 3.332. Não abrimos, nem fechamos postos de trabalho. Em março de 2016, tínhamos mais de 38 mil pessoas em lay-off ou PSE, ou seja colocamos 35 mil pessoas de volta ao trabalho”, concluiu a associação.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Carlos Marun será o novo ministro da Secretaria de Governo após Antonio Imbassahy ter pedido demissão
Câmeras dos smartphones têm funções secretas. Confira a lista
https://www.osul.com.br/o-mercado-brasileiro-de-automoveis-comeca-reagir-e-apresenta-crescimento-em-novembro/ O mercado brasileiro de automóveis começa a reagir e apresenta crescimento em novembro 2017-12-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar