Segunda-feira, 29 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O ministro da Economia diz que o governo vai investir 20 bilhões de reais em vacinas

Compartilhe esta notícia:

Segundo eles, o governo deveria ter cortado gastos com emendas ao Orçamento que não têm nenhuma urgência. (Foto: Anderson Riedel/PR)

O governo federal está preparando uma medida provisória que libera 20 bilhões de reais do Orçamento para a vacinação contra a covid-19, incluindo a compra de imunizantes que forem aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), disse nesta sexta-feira (11) uma fonte com conhecimento da questão.

Em fala no fim da tarde em audiência pública remota da Comissão Mista da covid-19 do Congresso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o custo para se realizar uma vacinação em massa no país será de cerca de 20 bilhões de reais.

Até o momento, o governo já editou duas MPs relativas a recursos para vacinas, uma com 1,9 bilhão de reais para acordo entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o laboratório AstraZeneca e outra, de 2,5 bilhões de reais, para o ingresso do Brasil no programa global de imunizantes Covax.

Além desses acordos, o governo federal negocia a compra de doses da vacina da Pfizer, a primeira do mundo a receber aprovação para uso em larga escala, em países como Reino Unido e Canadá. Governadores e especialistas em saúde pública pressionam o governo para também incluir a chinesa CoronaVac no plano nacional de imunização.

Após se reunir com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse também nesta sexta ter sido informado por ele que “toda e qualquer vacina registrada” que seja produzida no país ou importada será requisitada pela pasta para o combate à covid-19.

O ministério, entretanto, não confirmou a questão específica da eventual requisição de vacinas.

A publicação pode ser encarada como uma referência indireta a João Doria (PSDB), governador de São Paulo. O Instituto Butantan, vinculado ao governo paulista, testa no Brasil a CoronaVac, potencial vacina contra covid-19 da chinesa Sinovac e iniciou o envase de doses da vacina no País com uma capacidade que chegará a 1 milhão de doses diárias.

Doria anunciou nesta semana que iniciará, em 25 de janeiro, a vacinação contra covid-19 em São Paulo e já fechou acordos com outros Estados e municípios para fornecer o potencial imunizante.

O governador tucano publicou comentários no Twitter na tarde desta sexta-feira, após a postagem de Caiado. “Os brasileiros esperam pelas doses da vacina, mas a União demonstra dose de insanidade ao propor uma MP que prevê o confisco de vacinas. Esta proposta é um ataque ao federalismo. Vamos cuidar de salvar vidas e não interesses políticos”, disse.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro, que é desafeto político de Doria, chegou a desautorizar uma declaração de Pazuello que o governo federal compraria doses da vacina chinesa. Bolsonaro afirmou ainda que a CoronaVac não inspirava segurança na população dada a sua origem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo federal disse que vai requisitar as vacinas já existentes no País. O governador de São Paulo ataca a decisão
O ministro da Saúde diz que medida provisória vai garantir a distribuição igualitária de vacinas contra o coronavírus no País
https://www.osul.com.br/o-ministro-da-economia-diz-que-o-governo-vai-investir-20-bilhoes-de-reais-em-vacinas/ O ministro da Economia diz que o governo vai investir 20 bilhões de reais em vacinas 2020-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar