Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O número de casos confirmados de coronavírus no mundo ultrapassou a marca de 5 milhões

Compartilhe esta notícia:

A secretaria não divulgou mais detalhes sobre os locais e setores onde ocorreram esses registros. (Foto: Reprodução)

O número global de casos confirmados do novo coronavírus ultrapassou a marca de 5 milhões na madrugada desta quinta-feira (21). Já foram registradas, no mundo, mais de 329 mil mortes por covid-19. Os dados são de levantamento em tempo real da Universidade Johns Hopkins.

O vírus, surgido na cidade de Wuhan, na China, no fim de 2019, já atingiu 188 países em todo o planeta.

Recorde de casos diários

A marca foi atingida após a OMS (Organização Mundial da Saúde) ter reportado, na quarta-feira (20), o maior número de casos de covid-19 em um único dia desde o início da pandemia.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer nesta pandemia de covid-19. Nas últimas 24 horas, 106 mil casos foram reportados à OMS – a cifra mais alta em um único dia desde o início da pandemia”, alarmou-se o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em sua entrevista coletiva virtual, em Genebra (Suíça). “Cerca de dois terços destes casos foram declarados em quatro países.”

Tedros não citou os países, mas segundo o último relatório da OMS publicado em sua página na internet, tratam-se de Estados Unidos, Brasil, Rússia, Arábia Saudita, Índia, Peru e Catar.

Segundo a OMS, Europa e Ásia Oriental seguem registrando queda na quantidade de novas infecções, mas a tendência é oposta em todas as outras regiões do planeta.

Vacina

A empresa americana de biotecnologia Moderna anunciou no início desta semana ter obtido resultados “positivos preliminares” na fase inicial de ensaios clínicos de sua vacina contra o novo coronavírus. Os testes foram feitos em um pequeno número de voluntários.

Segundo a empresa, a vacina produziu resposta imune em oito pacientes que a receberam, afirmou a agência de notícias France Presse.

Há atualmente 118 vacinas contra o coronavírus sendo desenvolvidas, de acordo com um balanço da OMS.

Entre elas, oito estão em fase clínica (entre elas, a da empresa Moderna) e 110 em fase pré-clínica.

“A fase provisória 1, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o mRNA-1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural”, disse Tal Zaks, diretor médico da Moderna, em comunicado.

Isso sugere que, embora não seja a prova final, a vacina desencadeia uma resposta imune. Para a empresa, a vacina “tem potencial para prevenir o covid-19”.

O estudo clínico é realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde o governo investiu 500 milhões de dólares para essa potencial vacina.

Durante os testes, os pacientes receberam três doses diferentes da vacina. A fase 3, testando mais pessoas, começará em julho, acrescentou a farmacêutica.

A vacinação contra o coronavírus é uma prioridade global para acabar com a pandemia que deixou mais de 329 mil mortes em todo o mundo e pelo menos 5 milhões de casos confirmados.

Na sexta-feira (15) passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse esperar ter uma vacina contra o coronavírus até o final do ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Cercados de mistérios, 500 médicos cubanos ajudam a combater o coronavírus no México
Se o distanciamento social tivesse ocorrido uma semana antes poderia ter salvado 36 mil vidas nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/o-numero-de-casos-confirmados-de-coronavirus-no-mundo-ultrapassou-a-marca-de-5-milhoes/ O número de casos confirmados de coronavírus no mundo ultrapassou a marca de 5 milhões 2020-05-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar