Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O papa usa máscara em público pela primeira vez ao participar de um ato com representantes de outras religiões

Compartilhe esta notícia:

Após a celebração, Francisco participará de uma homenagem aos papas já falecidos. (Foto: Reprodução/YouTube)

O papa Francisco apareceu com uma máscara em público pela primeira vez nesta terça-feira (20). Ele participou de um culto de orações pela paz ao redor do mundo com outros líderes religiosos.

O papa usou uma máscara branca durante a cerimônia na Basílica de Santa Maria em Aracoeli, em Roma. Anteriormente ele havia usado uma máscara somente dentro de um carro que o levou a suas audiências semanais no Vaticano.

Ele vinha sendo criticado, particularmente nas redes sociais, por não usar uma máscara em suas audiências gerais e por algumas vezes chegar relativamente perto de visitantes.

Francisco, de 83 anos, participou da cerimônia ao lado de outros líderes cristãos, incluindo o patriarca Bartolomeu, líder espiritual dos cristãos ortodoxos. Ao mesmo tempo, em outros locais de Roma, judeus rezavam na sinagoga da cidade e líderes budistas, sikhs e muçulmanos também rezavam pela paz.

Há uma alta dos casos positivos de coronavírus na Itália nas últimas semanas.

No próprio Vaticano houve um pico: quatro membros da Guarda Suíça, corporação de elite que usa roupas coloridas e é responsável por proteger o papa, testaram positivo para covid-19.

Evento

O evento anual foi iniciado pelo falecido papa João Paulo e pela comunidade católica romana de Sant’Egido em 1986. O evento teve seu tamanho reduzido neste ano por causa da pandemia de coronavírus.

O papa, assim como os demais líderes religiosos presentes, retirou sua máscara quando leu seu discurso, mas a colocou novamente ao terminar de falar.

Toque de recolher

A exemplo do que já foi feito em Paris e mais oito cidades da França, as regiões italianas da Lombardia, no Norte, e da Campânia, no Sul, implementarão um toque de recolher nesta semana, após o aumento de casos da covid-19.

A ideia inicial do governador da região da Campânia, Vincenzo De Luca, era aplicar a medida no último fim de semana de outubro, mas ela será antecipada para esta sexta-feira. O governo está preparando o decreto que será enviado para aprovação do governo federal — o que deve acontecer.

Apesar de decretar o toque de recolher, que irá vigorar entre às 23h e as 5h, De Luca autorizará o retorno das aulas para os estudantes das escolas primárias, segundo o jornal italiano La Repubblica.

Ainda segundo o La Repubblica, é esperado que, apesar de a circulação de pessoas ser proibida durante o toque de recolher, além de serviços não essenciais precisarem fechar, deve haver exceções para cidadãos que precisem sair de casa por motivos de trabalho e de saúde, por exemplo.

“Queríamos começar [o toque de recolher] no último fim de semana de outubro, mas vamos começar agora. As atividades e a mobilidade serão interrompidas às 23h para conter a onda de contágio. Às 23h de sexta-feira tudo fecha na Campânia, como também foi implementado na Lombardia”, disse De Luca.

No caso da Lombardia, a medida já foi decretada e passará a vigorar nesta quinta-feira (22), também valendo das 23h às 5h. Ela foi proposta pelo governador da região, Attilio Fontana, e por várias prefeitos, entre eles Giuseppe Sala, de Milão, diante do crescimento de casos do novo coronavírus.

A imprensa italiana noticiou também que a região de Piemonte irá publicar um decreto que vai determinar o fechamento dos centros comerciais no fim de semana. A medida não afetará os estabelecimentos de alimentação e farmácias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Regiões italianas da Lombardia e da Campânia decidem impor toque de recolher para conter a disseminação do coronavírus
Enquanto a maior parte do mundo ainda luta com a pandemia, a China está mostrando novamente que uma rápida recuperação econômica é possível
https://www.osul.com.br/o-papa-usa-mascara-em-publico-pela-primeira-vez-ao-participar-de-um-ato-com-representantes-de-outras-religioes/ O papa usa máscara em público pela primeira vez ao participar de um ato com representantes de outras religiões 2020-10-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar