Quinta-feira, 25 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O PIB dos Estados Unidos caiu 5% no primeiro trimestre

Compartilhe esta notícia:

Os Estados Unidos estão tentando caminhar sobre uma linha tênue entre a dissuasão e a provocação. (Foto: Reprodução)

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou queda anualizada de 5% no primeiro trimestre deste ano de acordo com a segunda estimativa do indicador, resultado pior que o recuo de 4,8% projetado pelos analistas consultados pela Bloomberg.

Este foi o pior desempenho da economia americana desde 2008, durante a crise financeira, confirmando o forte impacto da pandemia na atividade conforme o país teve que fechar estabelecimentos e parar os negócios.

Esta também foi a primeira queda do PIB dos EUA desde o recuo de 1,1% no primeiro trimestre de 2014.

Analistas já apontam para uma recessão no país, apesar de a definição técnica para isso ser dois trimestres seguidos de contração da economia. No quarto trimestre de 2019, o PIB teve alta de 2,1%.

Esta projeção se dá porque os números do primeiro trimestre incluem apenas algumas semanas da paralisação econômica provocada pelo coronavírus e, mesmo assim, podem ainda estar abaixo do resultado real.

Auxílio-desemprego

O número de norte-americanos que solicitaram auxílio-desemprego na última semana ficou em 2,123 milhões, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Com isso, o número de novos pedidos feitos nas últimas dez semanas chegou a 40,7 milhões – uma média de cerca de 4 milhões de pedidos por semana. Apesar disso, o número semanal de novos pedidos vem caindo há oito semanas, e é o menor desde meados de março.

O total de pedidos feitos na semana anterior foi revisado de 2,438 milhões para 2,446 milhões.

O relatório de pedidos de auxílio-desemprego, os dados mais oportunos sobre a saúde da economia, poderia oferecer pistas sobre a rapidez com que as empresas recontratam trabalhadores à medida que reabrem e sobre o sucesso do programa de proteção de emprego do governo.

Mais de 100 mil

O número de mortos nos Estados Unidos por Covid-19 passou dos 100 mil na quarta-feira (27), mostra monitoramento da Universidade Johns Hopkins — foi o primeiro país a atingir essa marca no mundo.

A marca foi atingida em um momento em que o presidente Donald Trump pede o início da reabertura das atividades econômicas em todo o país. Na semana passada, o republicano declarou templos religiosos como “serviços essenciais” e insistiu para que governadores reabrissem igrejas e outros locais de culto.

Embora o ritmo no número diário de mortes por Covid-19 tenha caído em Nova York, cidade mais atingida pela pandemia, outros Estados ainda registram alta nos contágios da doença.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Os Estados Unidos têm 40 milhões de pedidos de seguro-desemprego em dez semanas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou o marco de mais de 100 mil mortes no país por causa do coronavírus
https://www.osul.com.br/o-pib-dos-estados-unidos-caiu-5-no-primeiro-trimestre/ O PIB dos Estados Unidos caiu 5% no primeiro trimestre 2020-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar