Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O presidente do Senado diz que erros durante a pandemia “terão de ser investigados, inclusive por meio de CPI”

Compartilhe esta notícia:

Presidente do Senado brasileiro enviou carta a vice de Biden, que acumula presidência do Senado norte-americano. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

No seminário on-line “E agora, Brasil”, realizado pelos jornais O Globo e Valor Econômico nesta segunda-feira (15), os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmaram que o Congresso Nacional está comprometido no momento em buscar soluções, em vez de fazer um “apontamento insistente de culpados” pelos problemas do Brasil no combate à Covid-19. Pacheco, no entanto, declarou que erros ocorridos na gestão da pandemia “terão de ser investigados futuramente”, sem descartar uma eventual instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) os pedidos apresentados no Senado, por ora, não foram apreciados.

“Tudo isso que está acontecendo em todos os estados, em alguns com maior gravidade, será apurado. Haverá julgamentos jurídicos, políticos e morais. Mas, nesse instante, com média de duas mil mortes diárias e uma escala de vacinação que não chegou ao ideal, podemos nos permitir esse apontamento insistente de culpados sobre o que aconteceu, ou é melhor buscar soluções para os problemas? Porque os erros ainda não terminaram. Certamente haverá outros que terão de ser investigados, inclusive através de CPI”, disse Pacheco.

Para o presidente do Senado, no entanto, já é possível identificar após um ano de pandemia que houve erros na gestão de diferentes instâncias de governo.

“Não me parece que seja racional um lockdown absoluto no país neste exato momento. Assim como não se pode negar a necessidade de tomadas de medidas caso a caso. É evidente que temos a constatação de que houve erros. Depois de um ano, não era para estarmos em um momento de carência de leitos de UTI. Era preciso ter previsibilidade de que uma nova onda poderia sugerir, de que uma mutação poderia acontecer. Tínhamos que ter acelerado o processo de vacinação. Toda a solução do problema está irremediavelmente no aumento da escala de vacinação, este tem que ser o foco absoluto do Congresso”, declarou Pacheco.

O presidente do Senado evitou tecer críticas ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e afirmou que é preciso acompanharas as ações da pasta ao longo deste mês para saber se o cronograma de vacinações será cumprido e, a partir daí, fazer as cobranças necessárias.

Lira, que chegou a defender no domingo em uma rede social os atributos da médica Ludhmila Hajjar, que estava sendo cotada para substituir Pazuello, disse que a escolha do ministro da Saúde é “atribuição do presidente” da República. Para o presidente da Câmara, é preciso chegar a um perfil no cargo de diálogo, respeito à ciência e “caminhos abertos com os Poderes”, seja com ou sem Pazuello. O nome de Ludhmila acabou sendo descartado nesta segunda-feira após desavenças envolvendo aliados de Bolsonaro.

Posteriormente, o presidente Jair Bolsonaro anunciou, nas redes sociais, ter acertado a nomeação do médico Marcelo Queiroga como ministro da Saúde. Os dois se reuniram ao longo da tarde no Palácio do Planalto para discutir a troca no comando da pasta. O anúncio também foi feito pelo presidente durante conversa com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada. As informações são do jornal O Globo e da Agência Brasil.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O Supremo decidiu manter a regra que impede a fusão de partidos criados há menos de cinco anos
Congresso promulga emenda para pagamento do auxílio emergencial
https://www.osul.com.br/o-presidente-do-senado-diz-que-erros-durante-a-pandemia-terao-de-ser-investigados-inclusive-por-meio-de-cpi/ O presidente do Senado diz que erros durante a pandemia “terão de ser investigados, inclusive por meio de CPI” 2021-03-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar