Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O presidente dos Estados Unidos voltou a fazer críticas à política de elevação das taxas de juros do banco central americano

Compartilhe esta notícia:

Para Trump, o aumento dos juros está muito rápido. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer críticas à política de elevação das taxas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e afirmou que a autoridade monetária do país “enlouqueceu” com as medidas de aperto. “Eu acho que o Fed está cometendo um erro. O Fed está muito apertado. Acho que o Fed enlouqueceu”, disse Trump antes de um comício em Erie, na Pensilvânia.

Os comentários do líder republicano vêm após uma forte onda de vendas que afetou os mercados acionários em Nova York, fazendo com que o índice Dow Jones enfrentasse o pior desempenho diário desde fevereiro e o Nasdaq recuasse mais de 4%, no pior dia desde junho de 2016. Sobre esse fato, um assessor da Casa Branca disse à rede de TV americana CNBC que a baixa expressiva nos mercados americanos “é provavelmente algo saudável. A economia americana permanece forte.”

Trump comentou, ainda, que o movimento dos mercados é “uma correção, algo que estávamos esperando há algum tempo, mas eu realmente discordo do que o Fed está fazendo”.

Política

O banco central americano elevou os juros três vezes este ano e sinalizou que pretende aumentar as taxas mais uma vez até o fim deste ano. Além disso, o Fed indicou, no mês passado, que pretende aumentar mais três vezes os juros em 2019 e mais uma vez em 2020. Recentemente, Trump já havia dito que o banco central norte-americano estava elevado os juros muito rapidamente.

Sobre essa declaração, o presidente da distrital do Fed de Chicago, Charles Evans, disse que apoia mais aumentos nas taxas de juros, mas afirmou, ainda assim, que a questão levantada pelo presidente dos Estados Unidos sobre os juros estarem subindo rapidamente é “justa”. Os comentários foram feitos pelo dirigente em Flint, no Michigan.

Evans disse estar confortável com a trajetória projetada de juros mais elevados porque a economia dos EUA está indo “muito bem” e a taxa de desemprego pode chegar a 3,5% antes de subir para 4,5%. Ele também comentou que os juros ainda precisariam subir mais para chegar ao nível neutro, que está entre 2,75% e 3%, na avaliação do dirigente.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

A Venezuela usa a conferência do clima para tentar se reaproximar do Brasil
Vendido por 799 dólares nos Estados Unidos, o smartphone Pixel 3 busca prever os desejos de seus donos
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-voltou-a-fazer-criticas-a-politica-de-elevacao-das-taxas-de-juros-do-banco-central-americano/ O presidente dos Estados Unidos voltou a fazer críticas à política de elevação das taxas de juros do banco central americano 2018-10-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar