Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd O que será melhor?

Compartilhe esta notícia:

O governo está determinado em privatizar os Correios. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Críticos da reforma alegam que o depósito das contribuições da Previdência em contas individuais dará 388 bilhões de reais por ano aos bancos. Hoje, vai para o caixa único do governo federal e desaparece.

Teoria e prática

Na campanha, o candidato Jair Bolsonaro declarou que não admitiria conchavo, negociata ou compra de voto. Os efeitos serão testados durante as primeiras votações de peso no Senado e na Câmara dos Deputados.

Nuances do poder

A guerra aberta entre o Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria Geral da República tem um objetivo: mostrar quem manda mais.

Ninguém fica a pé

A ministra Cármen Lúcia não abre mão do costume: continuará dirigindo seu Monza e levando os seguranças junto. O Supremo Tribunal Federal, porém, comprou 14 automóveis blindados ao custo de 3 milhões e 200 mil reais. O total da frota do STF é de 90 veículos.

Diferença

Os que acompanham de perto constatam: as reuniões do 1º escalão na gestão anterior eram informais com espaços para o bom humor. O governador José Ivo Sartori não perdia a oportunidade para uma piada ou ironia. Atualmente, há uma certa tensão e divisão entre os integrantes de perfil técnico e os da vertente política.

Pressionados

Empresários fizeram uma revoada por gabinetes da Assembleia Legislativa nos últimos dias. Foi o suficiente para cair, mais uma vez, a cortina de silêncio sobre as polêmicas isenções fiscais. A intenção de alguns deputados era abrir os dados. A impressão é que não passarão da intenção.

Resultado não surpreenderá

Pesquisa que precisa ser feita: você conhece o nome dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal? E dos 11 jogadores da seleção brasileira de futebol?

A fome e a vontade de comer

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei para anistiar partidos políticos que destinaram recursos incorretamente na campanha de 2018. Não bastam os 800 milhões de reais que saem do Tesouro Nacional, todos os anos, para abastecer o Fundo Partidário. Nem os quase 2 bilhões do Fundo Eleitoral. O cenário lembra a história da raposa tomando conta do galinheiro.

Há 35 anos

A 18 de abril de 1984, houve o anúncio de que nenhuma emissora de rádio e TV poderia transmitir da Câmara dos Deputados a votação da emenda Dante Oliveira, cujo conteúdo restabelecia as eleições diretas à Presidência da República. A medida fazia parte de medidas de segurança baixadas pelo governo. Qualquer gravação em vídeo tape deveria ser submetida à censura prévia. Uma semana depois, a emenda foi derrotada no plenário. Resultado: 298 votos a favor, 65 contra, 3 abstenções e 113 ausências. Para aprovação, eram necessários 320 votos.

Últimos capítulos do monopólio

Salim Mattar, secretário Especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, não faz rodeios sobre sua missão. Ontem, disse que privatizar os Correios é o desafio do momento: “Estou engajado neste processo e já avancei mais do que imaginam.”

Falta receitar um calmante

O clima na cúpula do Grupo Hospitalar Conceição andou tenso ontem. Foi preciso que a turma do deixa para lá entrasse em ação. Não é o que se espera de uma instituição com tanta grandeza.

Navio afundando

Em 2018, a Argentina teve inflação de 47,6 por cento, a mais alta desde 1991. Nos últimos 12 meses, o custo de vida subiu 54,7 por cento. Ontem, lançou conjunto de medidas para combater a inflação e reativar a Economia, baseado no congelamento de preços de produtos básicos, além do compromisso em não aumentar tarifas de serviços públicos até o fim deste ano. O Brasil conhece bem esse caminho que levou ao fracasso, até surgir o Plano Real.

Inversão de papéis

Todo o governante que assume preocupa-se com a crise na administração. Passado algum tempo, volta-se à administração da crise.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Deputado Rodrigo Lorenzoni reafirmou posições do partido. Foto Michael Paz/Divulgação
Crescimento dos números
Enquanto não sai a privatização, gaúchos terão de cobrir mais um rombo da CRM
https://www.osul.com.br/o-que-sera-melhor/ O que será melhor? 2019-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar