Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Cloudy

Rio Grande do Sul Mais de 223 mil gaúchos já foram infectados pelo coronavírus. Casos fatais são 5.437

Compartilhe esta notícia:

Boletim deste domingo acrescentou 2.135 testes positivos e cinco óbitos por Covid. (Foto: EBC)

O mais recente levantamento epidemiológico do Rio Grande do Sul ampliou para 223.016 a quantidade de testes positivos de coronavírus desde o mês de março no Estado, com um total de 5.437 óbitos. De acordo com a estatística atualizada pela Secretaria da Saúde na tarde deste domingo (18), foram 2.135 novos casos e mais cinco óbitos por Covid.

Ainda no que se refere aos desfechos fatais de coronavírus no Rio Grande do Sul, o levantamento informa que as vítimas acrescentadas à estatística tinham idades entre 66 e 90 anos, ou seja, todas idosas – ainda que cinco casos não proporcionem uma amostragem suficiente do ponto-de-vista estatístico, reitera-se a ideia do predomínio de pacientes desse segmento populacional como o mais vulnerável à infecção pelo vírus.

As perdas humanas para o coronavírus informadas pela SES, conforme apresentado a seguir, são acompanhadas de um perfil básico de cada paciente, incluindo não só a idade mas também a cidade de residência (por ordem alfabética) e o gênero (feminino ou masculino). Confira a seguir:

– Capão do Leão (mulher, 90 anos);

– Porto Alegre (homem, 66 anos);

– Porto Alegre (mulher, 78 anos);

– Porto Alegre (mulher, 74 anos);

– Uruguaiana (mulher, 72 anos).

Vale lembrar que, nas contagens dominicais, levantamentos de óbitos por coronavírus têm apresentado números abaixo da média nacional, que tem oscilado em torno de contingentes diários de 30 a 50 falecimentos. Tal aspecto se deve a fatores como o represamento do envio de dados epidemiológicos por parte de instituições de saúde e prefeituras nos fins de semana (o ritmo costuma se normalizar).

Esses e outros dados podem ser conferidos nas plataformas digitais, sites e redes sociais do governo gaúcho. No Twitter, por exemplo, as notícias e outras atualizações são publicadas de forma constante, em âmbito local, regional ou mesmo nacional.

De todas as 497 cidades do Rio Grande do Sul, apenas uma (0,2%) continua sem qualquer registro de contágio até agora. Trata-se Cerro Branco (Região Central), distante cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre. Emancipado de Cachoeira do Sul em 1988, o município abriga atualmente menos de 5 mil habitantes.

Verão

As ações do governo do Rio Grande do Sul durante a edição 2020-2021 da operação “RS Verão Total” terão como prioridade a prevenção ao contágio por coronavírus, por meio de protocolos sanitários específicos para as atividades nos municípios dos litorais Norte, Sul e Costa Doce. A mobilização, realizada todos os anos, será realizada entre 19 de dezembro e 28 de fevereiro.

De acordo com vice-governador e titular da SSP (Secretaria da Segurança Pública), Ranolfo Vieira Júnior, é fundamental a integração entre as diversas áreas do Executivo para garantir segurança e suporte à população que tradicionalmente se desloca ao litoral no veraneio, mas sem esquecer os cuidados e precauções fundamentais em razão da pandemia, que ainda se faz presente:

“Depois de um ano de grande dificuldade, teremos o verão como um modo de retomar nossa alegria, mas não podemos relaxar nos cuidados preventivos para evitar novo aumento nas contaminações. Por isso, será essencial que, além do tradicional planejamento integrado por todos os órgãos, que no último ano trouxe ótimos resultados com redução de afogamentos e salvamentos, tudo seja orientado para assegurar a prevenção contra a Covid-19”.

A secretária estadual da Saúde. Arita Bergmann, por sua vez, chamou a atenção para o fato de que todos os projetos devem levar em conta, em primeiro lugar, os protocolos de prevenção ao coronavírus: “É importante que nos mobilizemos para que este período seja seguro para a população, mostrando que, mesmo no veraneio, os cuidados devem permanecer”.

Os projetos de atividades específicas elaborados pelas secretarias e órgãos serão encaminhados à SES para que a equipe técnica da Vigilância em Saúde possa agregar os protocolos sanitários específicos e necessários para a prevenção do contágio entre os veranistas.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul registra 326 novos casos de Covid-19 e mais cinco mortes provocadas pela doença
O Instituto-Geral de Perícias forma 69 profissionais, entre peritos e técnicos, nesta segunda
Deixe seu comentário
Pode te interessar