Segunda-feira, 13 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Fog

Rio Grande do Sul Diagnósticos positivos de coronavírus seguem em alta no Rio Grande do Sul e casos fatais já totalizam 224

Compartilhe esta notícia:

Diagnósticos positivos de Covid-19 totalizam 37.490 no Estado desde março. (Foto: EBC)

O boletim epidemiológico divulgado neste domingo (31) pela SES (Secretaria Estadual da Saúde) manteve em elevação as estatísticas da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. Enquanto o número de casos confirmados subiu de 9.242 para 9.332 em 289 dos 497 municípios gaúchos, os óbitos já somam 224, com a inclusão de seis novos óbitos, em quatro cidades.

As vítimas mais recentes são uma mulher de 57 anos e um idoso de 86 anos residentes em Lajeado (Vale do Taquari), outro de 80 anos em Carlos Barbosa (Serra), dois homens – 75 e 91 anos – de Bento Gonçalves (também na Serra) e uma idosa de 90 anos que vivia em Porto Alegre.

Com isso, a capital gaúcha chegou a 35 perdas humanas para a pandemia, seguida por Passo Fundo (Região Norte) com 31 e Lajeado com 18. Esta última, no entanto, lidera o ranking estatual de diagnósticos positivos (1.291), à frente de Porto Alegre (743) e Passo Fundo (734).

É importante mencionar, entretanto, ao menos dois aspectos importantes para uma melhor compreensão do panorama do coronavírus no Rio Grande do Sul:

– Esses dados têm por base os boletins da Secretaria Estadual da Saúde e estão sujeitos a revisão e ampliação nas próximas horas à medida em que os municípios vão repassando informações ao sistema estadual;

– A contagem de casos confirmados não descarta o contingente de recuperados da doença desde a chegada da pandemia ao Rio Grande do Sul, na primeira semana de março. Atualmente, 6.886 pacientes já estão curados, o que representa quase 74%.

Esforço de integração

Uma série de providências têm sido adotadas nesse sentido, por solicitação do governo do Rio Grande do Sul, para agilizar e qualificar a integração de dados das prefeituras sobre as estatísticas locais da pandemia, a fim de evitar discrepâncias que retardam o processo de conhecimento de cada cenários locais e regional.

Na capital gaúcha, a SMS já tem trabalhado de forma conjunta com a SES do no processo de integração para o envio dos dados em lote do Gercon (sistema utilizado pela prefeitura de Porto Alegre para notificação do coronavírus) ao E-SUS, base nacional de notificação do Sistema Único de Saúde.

O trabalho para compatibilização dos dados nas esferas municipal e estadual terá continuidade até que todas as informações referentes a notificações de Covid-19 na Capital estejam inseridos nos sistemas de informação.

Esse mutirão, realizado nos últimos dias por técnicos e profissionais da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da SMS, foi responsável tecnicamente por elevar para cerca de 800 o número de casos positivos inseridos nas bases de informação utilizadas pela Secretaria Estadual para notificar os quantitativos ao Ministério da Saúde e à própria população.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Uma partida de futebol foi interrompida e o dono do estádio punido por descumprir decreto do coronavírus em São Leopoldo
Manifestantes a favor e contra Bolsonaro voltaram a trocar provocações no Centro de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar