Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O secretário da Educação do Rio Grande do Sul diz que os alunos não voltarão às escolas no dia 30 de abril

Compartilhe esta notícia:

Cronograma motivou questionamentos por parte da Famurs. (Foto: EBC)

O secretário da Educação Faisal Karam afirmou a deputados gaúchos que as aulas não deverão retornar no dia 30 de abril, quando expira o decreto governamental que suspendeu as atividades escolares no Rio Grande do Sul. Ele participou, nesta quinta-feira (23), de uma reunião virtual da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT).

Durante a conferência, o secretário apresentou ações da pasta durante a pandemia de coronavírus. As aulas, segundo o secretário, deverão ser uma das últimas atividades a voltar ao normal. Na próxima segunda-feira (27), Karam deverá se reunir com o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para discutir um plano de retomada sem, contudo, definir datas. O secretário considera um risco colocar mais de 800 mil alunos, potenciais vetores do coronavírus, nas salas de aula durante o inverno. Apontou também a existência de riscos no transporte escolar e no contato com servidores idosos, que representam 8% do quadro funcional da Seduc. “Não existe segurança para voltar agora. Quando a gente vê governos não tendo espaço físico em UTIs, sabemos que não estamos livres de que isso acontece”, ponderou.

O secretário afirmou ainda que a prioridade do governo é evitar a perda do ano letivo e garantir as condições para que os alunos enfrentem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele não acredita que a data do exame seja alterada, como propõem diversos secretários estaduais de educação.

Inadimplência

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo (PP), manifestou ao secretário sua preocupação com a inadimplência nas universidades comunitárias, que chega a 50%. Polo alertou que a situação pode comprometer a existência destas instituições.

Outra preocupação do chefe do Legislativo diz respeito às escolas infantis, que permanecem fechadas, num momento em que muitos pais estão retornando ao trabalho.

Participaram da reunião os deputados Gabriel Souza (MDB), proponente do encontro, Any Ortiz (Cidadania), Luiz Marenco (PDT), Carlos Búrigo (MDB), Fran Somensi (Republicanos), Franciane Bayer (PSB), Luciana Genro (PSOL), Dirceu Franciscon (PTB), Rui Irigaray (PSL), Tiago Simon (MDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Sérgio Turra (PP), Issur Koch (PP), Pepe Vargas (PT), Fábio Ostermann (Novo) e Edson Brum (MDB). As informações são da Assembleia Legislativa do RS.

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Durante debate virtual, o governador gaúcho ressaltou a necessidade de apoio federal aos Estados e municípios para amenizar a crise
O ministro da Defesa acompanhou pessoalmente em Porto Alegre o envio de doações para o combate ao coronavírus no interior do Estado
https://www.osul.com.br/o-secretario-da-educacao-do-rio-grande-do-sul-diz-que-os-alunos-nao-voltarao-as-escolas-no-dia-30-de-abril/ O secretário da Educação do Rio Grande do Sul diz que os alunos não voltarão às escolas no dia 30 de abril 2020-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar