Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O senador José Medeiros apresentou uma representação no Conselho de Ética do Senado contra a presidente do PT por causa de uma entrevista em TV árabe

Compartilhe esta notícia:

Na semana passada, a entrevista da parlamentar à emissora árabe repercutiu também no plenário do Senado. (Foto: Reprodução)

O senador José Medeiros (Pode-MT) apresentou nessa terça-feira uma representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado contra a senadora Gleisi Hoffmann, após a parlamentar conceder uma entrevista na TV Al Jazeera. O pedido para investigar a possível quebra de decoro da petista foi recebido pelo presidente do colegiado, senador João Alberto Souza (MDB-MA), que o encaminhou à Advocacia do Senado para uma análise prévia.

Ao apresentar a petição, José Medeiros alega que Gleisi Hoffmann fez um chamamento a “grupos estrangeiros” para virem ao Brasil após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Medeiros, a senadora estaria incitando o ódio e tentando incendiar o país.

Na semana passada, a entrevista da parlamentar à emissora árabe repercutiu também no plenário do Senado. Após ouvir críticas da senadora Ana Amélia (PP-RS) por, segundo ela, prejudicar a imagem do Judiciário brasileiro, Gleisi afirmou que a entrevista foi concedida com o mesmo intuito a outros veículos internacionais: o de chamar atenção para a prisão de Lula. Para Gleisi, o “incômodo” com a Al Jazeera só pode ser reputado à “ignorância e xenofobia” com o povo árabe.

A depender do parecer dos advogados do Senado, o presidente do conselho João Alberto pode optar por reconhecer a denúncia contra a senadora, dando início ao processo, ou arquivá-la de ofício.

O senador Magno Malta comentou que sabe que os senadores do PT “conhecem a Constituição e sabem onde é que está o nosso limite”, mas disse que pessoalmente “tem medo” que o vídeo seja interpretado de maneira equivocada.

“A Senadora Gleisi não é louca de ter dado aquela entrevista à Al Jazeera, incitando o ISIS, incitando qualquer tipo de grupo terrorista, para que venha ao Brasil, fazer um terrorismo maior do que aquele que o MST está fazendo nas fazendas do Brasil, achando que, com isso, vai intimidar o Poder Público, vai intimidar o Supremo Tribunal Federal, vai intimidar o Ministério Público Federal… Não vai!”, disse.

O vídeo

No vídeo, a senadora Gleisi Hoffmann denuncia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria um “preso político” no Brasil. Na gravação, Gleisi diz que “o objetivo da prisão é não permitir que Lula seja candidato na eleição deste ano e convida “a todos e a todas” a se juntarem à campanha pela libertação do ex-presidente. Ela ressalta também que Lula é “um grande amigo do mundo árabe” e que em seu governo o comércio com a região “se multiplicou por cinco”. “Ao longo da história, o Brasil recebeu milhões de árabes e palestinos, mas Lula foi o único presidente que visitou o Oriente Médio”, destacou a parlamentar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Michel Temer quer “sentir o clima” de diretórios do MDB sobre sua eventual candidatura à Presidência da República
Ministros do Supremo admitem a possibilidade de que Lula seja solto e que possa até se candidatar à Presidência da República
https://www.osul.com.br/o-senador-jose-medeiros-apresentou-ao-conselho-de-etica-contra-a-presidente-do-pt-por-video-em-tv-arabe/ O senador José Medeiros apresentou uma representação no Conselho de Ética do Senado contra a presidente do PT por causa de uma entrevista em TV árabe 2018-04-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar