Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de abril de 2020
O Twitter está eliminando comentários que estimulam uma “atividade prejudicial”, em particular, os que convocam a destruição de equipamentos de infraestrutura de redes 5G, com base na teoria conspiratória que relaciona essa tecnologia com as causas do novo coronavírus.
A rede social detectou a divulgação de “informação não verificada que incita as pessoas a participarem de atividades prejudiciais”, como a destruição, ou o dano, à infraestrutura crítica de 5G, afirmou a equipe de segurança do Twitter nesta semana.
Além disso, acrescenta o microblog, essas atividades também poderiam “provocar pânico generalizado, distúrbios sociais, ou desordem, em larga escala”.
Essa medida surge depois de publicações nas redes sociais terem resultado em ataques a torres de 5G em alguns países europeus.
A ação do Twitter é a última de um esforço por parte das plataformas sociais para conter a crescente divulgação de notícias falsas sobre a pandemia da Covid-19.
Em uma publicação em seu blog, o Twitter disse que está refinando sua política para lidar com os últimos incidentes. Os tuítes relacionados com a tecnologia 5G indicam que ela causa coronavírus, outros, que a comida está acabando no planeta, relata a empresa.
A teoria sobre a tecnologia 5G levou o governo britânico a intervir para desacreditar essas informações, que chegaram a ser promovidas inclusive por um apresentador de telejornal da emissora ITV.
Acompanhar respostas em publicações
O Twitter está testando uma nova forma de acompanhar o compartilhamento e respostas em publicações. O novo formato consiste em mostrar quais usuários compartilharam (retuitaram) uma publicação e quais fizeram isto com uma resposta.
A descoberta foi divulgada por Jane Manchun Wong, engenheira reversa de aplicativos, quando a mudança no ‘Tweet object’ foi identificada. A mudança foi encontrada tanto em dispositivos Android quanto em dispositivos iOS.
Originalmente, o Twitter mostra as pessoas que deram RT em uma publicação, mas não especifica quais delas, de fato, escreveram um comentário no processo. Para identificar isto, é preciso tocar no botão “Retweets” e verificar o perfil de cada pessoa que compartilhou um tweet (ou colar o link do tweet original na busca da rede social).
A nova interface tende a simplificar esse processo e traz mais uma métrica para a plataforma. Assim, a contagem aparece normalmente em um tweet, mas ao clicar no botão é possível verificar quem apenas deu um RT e quem fez isso com um comentário.